Quem não gosta muito do friozinho pode começar a comemorar porque chegou a primavera! A estação que antecede o verão começa oficialmente no hemisfério sul no dia 23 de setembro.
Além de ser tema para aquela música do Tim Maia – você sabe qual! 😊 – a primavera é a estação associada ao florescimento de várias espécies de plantas. Isso significa que nossa natureza fica mais bela e colorida e que algumas frutas, verduras e legumes ficam mais nutritivos e baratos!
E, para ajudar a colorir o seu prato, separamos alguns alimentos típicos dessa estação que podem deixar suas refeições mais saborosas e saudáveis.
Abacaxi
Além de ser um dos alimentos mais bonitos da natureza, o rei dos frutos ainda ostenta o posto de rei da digestão. Isso por conta de uma substância peculiar: a bromelina. Esta enzima colabora para a digestão e ainda deixa aquele gostinho ácido característico do abacaxi. Perfeito para sucos, doces, molhos e para comer in natura, a fruta dá um toque especial a qualquer refeição.
Beterraba
Alguns acreditam que o gosto da beterraba lembra terra, mas muita gente gosta de adicioná-las às saladas ou nos sucos. A verdade é que esta raiz adocicada pode ser ingerida de todos os jeitos e, por ser rica em ferro e vitaminas do complexo B, ajuda a combater a anemia. É sempre uma pedida, especialmente para os vegetarianos!
Pêssego
Esta fruta, consumida como sobremesa em calda ou no copo, é rica em minerais como fósforo, magnésio, manganês, cobre, iodo e ferro, e vitaminas A, C e do complexo B. Pouca gente sabe, mas o pêssego é original da China e, por ter muitas fibras em sua composição, é ótimo para o intestino e o aparelho digestivo. Ah, e temos uma dica: se for comprar a fruta, escolha os pêssegos de casca firme, mas não tão dura.
Abóbora
Também conhecida em algumas regiões como jerimum, a abóbora é uma fruta extremamente nutritiva e saborosa. Rica em vitaminas A e C, ela ajuda a manter a saúde dos olhos e fortalece o sistema imunológico. Aproveite que ainda falta um mês para o Dia das Bruxas e vá preparando as suas receitas!
Alcachofra
Típica da região mediterrânea, a alcachofra é, na verdade, uma flor. O que nós comemos dela é uma parte das “pétalas” e o “fundo” da flor, também conhecida como “bundinha”, depois de retirados os espinhos. Acredita-se que ela foi trazida por imigrantes europeus para o Brasil, sendo que até hoje ela é considerada uma planta medicinal, muito utilizada para nos proteger de doenças e desintoxicar o corpo. Isso porque ela é rica em antioxidantes e muitas outras vitaminas e minerais.
Quer saber o que fazer com a flor para deixá-la mais saborosa? Veja só essa receita de alcachofra gratinada!
Ingredientes:
- 02 alcachofras (fundos);
- 01 caixinha de creme de leite;
- 50 g de queijo parmesão (ralado);
- Sal e pimenta do reino branca moída (a gosto);
Modo de preparo:
Numa assadeira (ou prato refratário), coloque os fundos de alcachofra fatiados e tempere com sal e pimenta do reino a gosto. Acrescente em cima 200g de creme de leite e cubra com queijo ralado. Leve ao forno numa temperatura de 220°C. Espere dourar e sirva.
Você também pode aproveitar a primavera para criar bebidas refrescantes com chá branco ou adicionar flores comestíveis aos seus pratos.
Bom apetite!
—
Fonte:
Revista Saúde – 50 plantas e frutos brasileiros que turbinam a saúde