Feriado por si só já é bom demais. Mas, quando é para comemorar o Dia das Crianças, as coisas atingem um outro nível de diversão! Que tal animar a criançada com atividades que, além de divertidas, são saudáveis e podem estimular a criatividade e o desenvolvimento social? Para te ajudar com isso, preparamos uma lista com algumas das brincadeiras mais legais e amadas pelas crianças. Confira!
Esconde-Esconde
Quem aí nunca brincou dessa? Aqui entre nós: é tão divertida que até depois de crescido dá vontade de continuar brincando. As regras continuam as mesmas de sempre: uma criança fica no ponto de partida de olhos fechados contando até determinado número; enquanto isso, o resto do grupo se esconde. Após a contagem, a criança deve sair a procura de quem se escondeu. Para vencer, ela deverá encontrar todos antes que eles cheguem ao ponto de partida e gritem “1,2,3” + o próprio nome”. O último a ser pego substitui a criança que sai a procura das outras na rodada seguinte. Além de ser um ótimo exercício físico, o esconde-esconde também ajuda na sociabilidade.
Jogo da Amarelinha
Um clássico! A amarelinha fez parte da infância de muitas crianças – e continua fazendo até hoje! Quem tem o costume de andar por ruas residenciais, não dificilmente encontrará um desenho de amarelinha no asfalto da rua.
Basicamente, a brincadeira consiste em pular sobre o desenho de quadrados enumerados de 1 a 10 até chegar ao “céu”, no topo do último quadrado. Joga-se uma pedrinha no quadrado 1 e, em seguida, pula-se em cada quadrante evitando o local em que a pedra está. O objetivo é chegar ao “céu” e, depois, voltar até o quadrado 1 para pegar a pedra sem se desequilibrar. A brincadeira continua com a pedrinha sendo jogada no quadrante 2, depois no 3, em seguida no 4 e assim sucessivas vezes até chegar ao 10. A ideia é que a criança sempre faça o percurso pulando o local da pedrinha. A Amarelinha é ótima para estimular o equilíbrio e a coordenação motora da criança.
Acampamento na sala
Porque brincadeiras também podem ser aconchegantes! Esta aqui é pra quem quer estimular a imaginação. Basta colocar colchões pela sala e montar cabanas com lençóis e cadeiras. A ideia é criar um ambiente confortável e estimular a contação de histórias. É ótimo para trabalhar a criatividade da criançada!
Mímica
Essa faz sucesso até pra quem é mais velho! Escolha um tema e escreva nomes em pedaços de papel – pode ser de personagens, filmes, desenhos, personalidades e até mesmo objetos. Cada um que pegar o papel vai ter até três minutos pra representar o que está escrito. A representação não pode ter fala! O grupo deve adivinhar o que a criança está tentando representar. A mímica é um jogo que, além de ser muito divertido, ajuda na coordenação motora, na socialização e no aperfeiçoamento para transmitir emoções.
E aí, gostaram? Aproveitem para reunir as crianças para se divertirem com cada uma dessas brincadeiras! Depois conta pra gente nas nossas redes como foi o dia de vocês!