Quando falamos em alimentos com alta porcentagem de água é fácil lembrar de frutas como a melancia, que tem 94%, ou o melão, com 90%. No entanto, você sabia que o tomate, item popular na mesa dos brasileiros, chega a ter até 95,5% de água em sua composição?
Na verdade, é bastante comum que os alimentos naturais sejam muito ricos em água e é nessa composição que fibras, vitaminas e nutrientes encontram o ambiente perfeito. Peça chave nas nossas refeições, o tomate guarda inúmeras propriedades nutricionais em meio a tanta água.
Entre os elementos, destacamos o licopeno, um carotenoide presente em grande quantidade que confere a cor vermelha ao fruto. A substância é um poderoso antioxidante, propriedade que previne o envelhecimento precoce do corpo. O tomate é também uma excelente fonte de vitaminas A, B e C, além de sais minerais, fósforo, ferro, potássio, magnésio e cálcio. (Dica: para saber mais, você pode clicar aqui e conferir a entrevista da nutricionista Maria Fernanda Elias sobre o assunto.)
O melhor de tudo? Todos esses benefícios estão juntos em uma fruta tão versátil, que leva sabor aos mais diferentes tipos de receitas!
O tomate é bem-vindo em saladas, sucos, sopas, molhos, no feijão e onde mais a sua imaginação permitir. Quem busca alternativas mais práticas para incorporar esse alimento ao cardápio do dia a dia, encontra diferentes opções de uso pronto. Mas será que você sabe a diferença entre elas?
Extrato, molho e polpa
– O extrato é mais concentrado, já vem com sal e açúcar e é utilizado no preparo de molhos e como ingrediente culinário de diferentes receitas. Dá cor, sabor e consistência aos pratos;
– O molho tem forma líquida e pastosa, pode já vir com diferentes temperos e outros ingredientes. Já vem pronto para o consumo, basta aquecer;
– A polpa (ou purê) é feita a partir do tomate sem pele e sementes. Ele contém sal e açúcar e, normalmente, evita sódio e gorduras.
Extrato de tomate Elefante
Uma maneira prática de acrescentar todos os benefícios e, principalmente, o sabor do tomate aos seus pratos, é utilizando o extrato de tomate nas receitas. Para obter uma boa consistência, a marca Elefante utiliza o processo de concentração, isto é, os tomates são aquecidos até que boa parte da água evapore, privilegiando a parte sólida do tomate. Para se ter uma ideia, cada caixinha contém entre 8 e 15 tomates!
A Elefante lançou recentemente duas novas opções para oferecer ainda mais praticidade na cozinha: agora, o produto está disponível em embalagens longa vida de 140 g e 280 g.
As caixinhas são pensadas para facilitar a abertura e o manuseio do produto, evitando respingos. Já os seus tamanhos são adequados para diferentes tipos de pratos e demandas, evitando o desperdício. Você pode acessar o site da marca e conferir uma série de receitas inspiradoras para se fazer com extrato de tomate. O resto, é com você. 😉
Fonte:
Elefante
Maria Fernanda Elias – Nutricionista responsável pela Food Notes Comunicação, Mestre em Saúde Pública e Doutora em Nutrição Humana Aplicada pela Universidade de São Paulo