A água de coco já foi tema no blog Nutrição Prática & Saudável, na ocasião falamos sobre o benefício da bebida para quem pratica atividades físicas. Como o verão está chegando e a hidratação é essencial nesta estação, entrevistamos a nutricionista Fernanda Granja* para pegar algumas dicas e saber mais sobre a importância desta bebida na alimentação.
O valor nutritivo do coco varia de acordo com seu estágio de maturação. Quando verde, tem bastante água, que é a água de coco, e a polpa é branca e de consistência gelatinosa. Já o fruto maduro, tem pouca água e a polpa é branca e mais consistente. Quanto mais maduro, mais óleo apresenta, sendo muito útil na extração do óleo de coco.
“A água de coco é considerada um isotônico natural, pois é muito rica em vários minerais, como sódio e potássio. Esses minerais são específicos para melhorar a absorção de outros minerais, o que faz com que a água de coco seja uma fonte natural de reposição de eletrólitos perdidos no suor e na urina. Portanto, ela é recomendada para praticantes de atividades físicas ou pessoas em reabilitação, seja por enfermidade ou por intoxicações alimentares”, explica a nutricionista.
Um dos principais nutrientes é o potássio, essencial para o equilíbrio hídrico, promove funcionamento de músculos e do metabolismo. A água de coco é um alimento muito completo e rico em nutrientes, desta maneira pode ser consumida também por grávidas e crianças.
Composição nutricional da água de coco
Uma unidade média de coco verde contém cerca de 300 ml, o que equivale a:
54 calorias
12g de carboidratos
0,4g de proteínas
0,4g de gorduras
Você Sabia?
A água de coco chegou ao Brasil em 1553 pelos portugueses na Bahia.
Que tal receitinhas utilizando água de coco? Confira aqui.
*Fernanda Granja é nutricionista clínica especializada em nutrição funcional, nutrição pediátrica e fisiologia do exercício. Contato: (11) 3628-4350 | (11) 3259-7288 | twitter @fegranja