Que o açaí é uma fruta poderosa e fica uma delícia quando servido geladinho na tigela, todo mundo já sabe. Mas você sabia que ele também pode ser um grande aliado do cérebro, auxiliar no controle do colesterol e até mesmo prevenir o câncer?
Uma pesquisa da Universidade Tufs, nos Estados Unidos, apontou o potencial de ação da polpa do açaí sobre a preservação do cérebro. De acordo com os estudiosos, o consumo regular de açaí reduz a exposição de células nervosas a processos degenerativos e inflamatórios recorrentes, movimento que deixa o caminho livre para o colapso do tecido cerebral.
Uma das hipóteses que podem explicar este fenômeno é a presença dos antioxidantes, em especial a antocianina, que combatem os radicais livres por trás de uma série de danos do organismo.
A equipe do blog Mundo Verde destacou que a antocianina possui efeito antiinflamatório, o que colabora para dar tranquilidade às estruturas e as conexões cerebrais, ou seja: menor possibilidade de acontecer um comprometimento crônico e progressivo de funções cognitivas, como a memória e a coordenação motora. Esta mesma substância pode ainda neutralizar a formação de placas nos vasos sanguíneos (o que pode causar infartos ou derrames).
A ingestão diária do açaí poderia ainda diminuir a massa gorda, aumentar a magra e até mesmo fortalecer o sistema imunológico. Se as defesas ficam em alta, os riscos de cânceres e outras doenças ficam em baixa.
Mas lembre-se: embora fique muito gostoso, o ideal é ter cautela nas guloseimas colocadas na cobertura do açaí que consumimos como sorvete. Excessos de doces e outros elementos, é claro, comprometem nossa dieta nutricional. Melhor reservar essas coberturas para finais de semanas ou dias de refeições livres.
Vai treinar? Aposte no açaí! Leia mais informações sobre o tema.