Você sabe o que é Osteopenia? O termo é utilizado para se referir à condição de redução da quantidade total de osso mineralizada. Se não for devidamente tratada, a osteopenia pode evoluir para osteoporose, afirma a nutricionista Maria Fernanda Elias.
Uma boa maneira de prevenir a doença é garantir a ingestão recomendada de nutrientes diretamente relacionados com o metabolismo ósseo. A recomendação da nutricionista é consumir alimentos ricos em cálcio, vitaminas D, A e K, proteínas, fósforo e magnésio. Por isso, o Ministério da Saúde indica o consumo diário de três porções de leite e derivados. Uma porção equivale a um copo de leite (200 ml). Praticar exercícios, não fazer uso de tabaco e evitar o consumo excessivo de bebidas também são dicas importantes para prevenção da doença.
“Diversos ensaios clínicos têm mostrado que a suplementação do cálcio pode reduzir o grau de hiperparatireoidismo secundário, perda óssea e, também, o risco de fraturas por osteoporose”, explica a nutricionista.
Maria Fernanda Elias – Nutricionista, Mestre em Saúde Pública e Doutoranda em Nutrição Humana Aplicada pela Universidade de São Paulo. Diretora de conteúdo da Food Notes Comunicação de Nutrição e Saúde.