As sopas podem ser boas opções para os dias mais frios. A nutricionista Maria Fernanda Elias explica “tradicionalmente as sopas são elaboradas a partir de um caldo de carne, frango ou peixe, acrescidos de outros ingredientes, como legumes, macarrão, batata etc. A consistência pode variar de acordo com a preferência, farinha e creme de leite são ingredientes popularmente utilizados para criar uma preparação mais cremosa”.
Confira as dicas da nutricionista para tornar suas sopas mais saudáveis:
– Abuse das verduras e legumes, pois eles garantem a variedade de vitaminas, minerais e fibras
– As sopas mais ralas, por possuírem maior porcentagem de água em relação aos alimentos sólidos, contêm menos calorias e ajudam a manter o organismo hidratado.
– Dê preferência aos cereais integrais (como macarrão e arroz), já que as fibras presentes nesses alimentos aumentam a sensação de saciedade e auxiliam o funcionamento do intestino.
– Sopas de feijão, lentilha e outros grãos são excelentes fontes de proteínas e minerais como ferro e fósforo.
– As ervas aromáticas (manjericão, salsa, cebolinha, coentro, louro, tomilho etc.) fornecem pouquíssimas calorias e podem substituir parte do sal adicionado.
– As sopas de tomate, abóbora e cenoura são boas fontes de carotenóides, como licopeno, luteína e zeaxantina. Esses carotenóides têm ação antioxidante e protegem as células contra os radicais livres.
*Maria Fernanda Elias é nutricionista e Mestre em Nutrição e Saúde Pública pela Universidade de São Paulo (USP).
Fonte: Nestlé