Fruta tipicamente tropical, o abacaxi se destaca não apenas pelo seu sabor, mas também por suas propriedades nutricionais: é rico em vitaminas C, A e B1, além de magnésio, cobre, manganês, ferro, fibras e bromelina.
A nutricionista Cristiane Spricigo Lima conta que a fruta auxilia no bom funcionamento imunológico, melhora a função intestinal e facilita a digestão, graças à ação da bromelina. E os benefícios não param por aí: o abacaxi regula a atividade muscular do coração e é um excelente diurético.
Uma fatia de 100g da fruta contém apenas 52 calorias. Cristiane explica que o abacaxi “deve ser incluído na dieta substituindo doces ou em lanches intermediários, por ser diurético e melhorar a digestão”. Mas cuidado: pessoas que sofrem de refluxo gástrico, úlceras pépticas ou duodenais e gastrite não devem consumir a fruta em função de sua acidez.
Curiosidade
A casca do abacaxi possui tantos nutrientes quanto sua polpa. Portanto, não a desperdice e utilize a casca também no preparo de chás e sucos.
Nutricionista entrevistada – Cristiane Spricigo é especialista em nutrição esportiva e proprietária da clínica NutriCorpo em Goiânia. Perfil no twitter @nutricorpo contato: (62) 8431-2191