Para garantir um bom funcionamento do seu organismo é necessário ter uma alimentação balanceada e não deixar importantes nutrientes de fora. Muitas pessoas evitam ao máximo o consumo de gordura, no entanto isso pode provar ser ruim para a saúde, pois gorduras boas como o Ômega-3 não só trazem benefícios à saúde como tem funções essenciais no nosso corpo. Entenda agora quais são essas funções e como você deve inserir esse nutriente tão importante na sua alimentação diária.
Definição
O Ômega-3 é um tipo de gordura poli-insaturada, também denominado como ácido graxo essencial, pois não é produzido naturalmente no nosso organismo. Sendo assim é extremamente importante a sua inclusão na nossa alimentação diária para garantir um bom funcionamento do organismo. Há muitos tipos de Ômega-3, porém os mais importantes que devem ser incluídos na sua dieta através de fontes alimentícias ou suplementos são o DHA e EPA.
Funções e benefícios
Ácidos graxos essenciais como o Ômega-3 tem funções vitais no nosso corpo como a manutenção e funcionamento do cérebro e o crescimento e desenvolvimento de células no organismo. Quanto a benefícios além da manutenção do corpo, muitos estudos apontam o Ômega-3 como um antioxidante devido às suas características anti-inflamatórias, principalmente na circulação sanguínea e nas articulações. Por essa razão, ele é comumente usado em tratamentos de reumatóide e artrites.
Fontes alimentícias ou suplementos
Para ter um melhor aproveitamento do nutriente no organismo é recomendável o consumo direto da fonte alimentícia. Exemplos de alimentos com DHA e EPA são algas e semente de linhaça, além de peixes como salmão, sardinha, atum e truta. Alimentos como óleo de canola, azeite de oliva e nozes são boas fontes de ALA, os chamados ‘precursores’ de DHA e EPA, pois depois de serem consumidos serão convertidos nos tais ácidos graxos essenciais, no organismo.
Fonte consultada: Andrea Lane, Nutricionista do Contar Calorias Brasil