Os primeiros mil dias de vida de uma criança são fundamentais para seu desenvolvimento físico e mental e a nutrição adaptada é essencial nessa fase. Todos os bebês e crianças merecem uma nutrição adequada às suas necessidades para que possam crescer de forma saudável e desenvolver o seu potencial máximo.
O cuidado com a nutrição, desde a gravidez até os primeiros anos de vida, é essencial para que os bebês se desenvolvam e cresçam com saúde. Os primeiros anos representam uma fase muito importante, já que o trato intestinal, o sistema imunológico, o cérebro e outras partes do corpo do bebê ainda estão em fase de maturação.
Além disso, nesta etapa há uma curva de crescimento muito acentuada que demanda necessidades nutricionais diferentes quando comparadas aos adultos. A alimentação correta durante os primeiros anos de vida pode trazer benefícios para a vida toda, tendo uma influência decisiva na saúde do adulto, já que neste período o corpo está desenvolvendo sua programação metabólica, construindo o sistema imunológico, a densidade óssea, o desenvolvimento de capacidades cognitivas e muito mais.
Faz bem saber!
A alimentação de uma criança é algo que devemos planejar com cuidado porque se, por um lado, as necessidades de energia e de nutrientes fundamentais são elevadas, por outro, o apetite é, às vezes, reduzido e os hábitos alimentares inconstantes. Os nutrientes são a “matéria-prima” que permite formar os dentes, os ossos, os músculos e os tecidos e mantê-los saudáveis. É também um escudo de proteção contra muitas doenças. Os principais nutrientes para o perfeito desenvolvimento infantil são: ferro, cálcio, vitamina A, C e D.
Artigo da nutricionista Rafaela Sampaio