Consumir fibras é essencial para mantermos o bom funcionamento intestinal e com isso mantermos uma vida saudável. As fibras podem ser classificadas como solúveis e insolúveis. Segundo a nutricionista Sonja Salles, a fração insolúvel é encontrada nos grãos integrais, farelo de trigo e verduras. Formadas principalmente por celulose, lignina e hemiceluloses, essas fibras são responsáveis por aumentar o bolo fecal e promoverem o funcionamento do intestino.
Já as fibras solúveis, encontradas nas frutas, verduras, leguminosas e farelo de aveia são formadas por gomas, mucilagens, pectina que possuem capacidade de absorver muita água formando um gel e isso já acontece no nosso estômago, e por isso elas conferem saciedade, sendo excelentes aliadas no processo de perda de peso. Esse gel formado pelas fibras solúveis também dificulta a absorção de açúcares e gorduras, sendo este talvez o mecanismo pelo qual essa classe de fibras ajuda a baixar o colesterol e a controlar a glicemia.
De acordo com a nutricionista, a recomendação de fibras para um adulto é de 35g ao dia. Uma dica da nutricionista, é o suco V+fibras, da marca Greenday, que mistura frutas e vegetais, além de possuir fibras prebióticas, como a FOS (frutooligossacarídeos) e a Inulina. Um copo de 200 ml desse suco fornece 5g de fibras, sendo uma boa opção para incluir fibras do cardápio! Em breve faremos um post sobre esse lançamento.
E você, consome a quantidade correta de fibras?
Fique atenta(o) – As fibras só desempenham suas funções, com o auxílio da água, portanto é indispensável que a ingestão de líquidos fique em torno de 1,5 – 2 litros por dia, para evitar prisão de ventre e gases.