Segundo estudo divulgado pelo serviço britânico de meteorologia, o Met Office, 2016 pode ser um dos anos mais quentes desde 1850. Com todo esse calor, é importante se preocupar com a hidratação correta do corpo, que precisa de mais líquido para manter a temperatura adequada.
Segundo Cynthia Antonaccio, da Equilibrium Consultoria, o aumento de temperatura ocasiona um aumento da transpiração com perda de água e minerais. Durante os dias mais quentes deve-se aumentar a ingestão de líquidos como a água para níveis acima do recomendado em situações normais evitando o risco de desidratação, que pode causar cansaço, dor de cabeça, desregulação do trânsito intestinal, tonturas entre outros.
A Organização Mundial de Saúde (OMS) recomenda um consumo mínimo diário de dois litros de água para a manutenção do corpo hidratado e saudável, o que equivale a de oito a dez copos ao dia. Para as crianças esta quantidade é um pouco menor, de quatro a seis copos ao dia.
Para a hidratação, além da água pode-se ingerir sucos, chás gelados e a água de coco. A água de coco é muito interessante uma vez que sua composição é semelhante à dos líquidos corporais, contribuindo para a hidratação e para a reposição de minerais como o potássio, geralmente perdido pela transpiração, explica a nutricionista.
Sendo assim a boa hidratação é fator fundamental para que todas as funções sejam desempenhadas de maneira adequada.
5 dicas para estimular a hidratação das crianças
Ofereça frequentemente líquidos para as crianças mesmo que elas não peçam.
Para estimular a hidratação dos pequenos, use copos atrativos e canudos coloridos;
Faça cubinhos de suco de fruta ou água de coco para incrementar as bebidas;
Aromatize a água com gotas de limão ou folhas de hortelã para ficar mais refrescante;
Ofereça água de coco, uma vez que ela agrega minerais importantes que são perdidos pela transpiração como o potássio. Sucos e chás também são boas opções.