Que o leite é uma bebida rica em cálcio, que faz bem aos ossos, cérebro, sistema de defesa do organismo e até pra pele e cabelos, não é novidade.
O que muitos não sabem é que consumir o leite e, consequentemente, parte da gordura presente no alimento, pode até prevenir doenças cardíacas! É o que afirmam os resultados de uma série de estudos científicos publicados nas últimas décadas.
Os estudos desmitificam a crença de que a gordura do leite, por conter elevado teor de ácidos graxos saturados, é prejudicial à saúde porque aumenta o risco de doenças cardiovasculares.
Segundo Marco Antônio Sundfeld da Gama, pesquisador da Embrapa Gado de Leite, inúmeros estudos controlados e epidemiológicos têm demonstrado que os ácidos graxos saturados presentes na gordura do leite – embora representem em torno de 60% da gordura total – não aumentam o risco de doenças cardiovasculares.
O pesquisador ressalta, ainda, que a gordura do leite contém outros ácidos graxos que são reconhecidamente benéficos à saúde cardiovascular. “O que muitos não sabem é que o segundo ácido graxo mais abundante na gordura do leite é o ácido oléico (20 a 25% dos ácidos graxos totais), o mesmo presente em elevada concentração no azeite de oliva, cuja ação reduz a formação de placas de gordura no sangue e é amplamente reconhecida pela comunidade científica”, completa.
Beba leite e cuide do seu coração! 😉
Confira o artigo sobre o tema na íntegra, aqui.