A prática de exercícios físicos é um consenso entre os profissionais da saúde, estes hábitos têm a capacidade e melhorar o sono, a saúde mental e física, além de auxiliar no combate a depressão e ansiedade. Para aqueles que não se identificam com lutas, esportes de alta intensidade ou mesmo academias, a bicicleta é uma opção muito prática e vantajosa.
Ao longo de sua trajetória a bicicleta passou por várias alterações em sua estrutura, até chegar no conhecido modelo atual. Este meio de transporte, que já foi muito utilizado na Europa, tem voltado a cena devido aos benefícios que ela traz para o ambiente e para o corpo.
- Auxilia no processo de perda de peso
Todos os exercícios têm a capacidade de acelerar o metabolismo, ou seja, pedalar faz com que faz com que o seu corpo queime calorias mais rapidamente. O resultado é o menor acúmulo de gordura no organismo.
- Faz bem à saúde mental
A prática de atividades físicas faz com que o corpo libere endorfina e serotonina, hormônios que estão associados ao prazer e bem-estar, auxiliando no combate do estresse e ansiedade.
- Melhora dos sistemas respiratório e circulatório
Ao pedalar o corpo precisa de mais oxigênio e acaba exercitando a respiração. Com o tempo, o fôlego aumenta, e facilita a energia para viagens de longas distâncias. Além do ganho da resistência física o que muita gente desconhece é que pedalar também trabalha as veias e artérias. O processo de contração e relaxamento delas se intensifica durante a atividade, o que ajuda a baixar a pressão arterial.
- Relaxa o corpo e melhora a qualidade do sono
O gasto de energia durante o exercício físico estimula os processos de recuperação durante o sono. Além disso, acredita-se que o aumento de temperatura corporal que ocorre durante o exercício melhore a qualidade do sono, ajudando nosso corpo em uma melhor regulação térmica enquanto dormimos.
- Impacto positivo no meio ambiente
Ao escolher a bicicleta como meio de transporte no dia a dia, contribui-se com a redução da emissão de gás carbônico.
6. Desenvolve o equilíbrio
A atividade com bicicleta melhora a coordenação motora, já que para se manter em cima da bike é muito importante que braços e pernas trabalhem juntos e é ai que o equilíbrio é aprimorado.