Temos acompanhado as principais polêmicas envolvendo temas ligados à nutrição como a onda do zero lactose, o glúten, entre outros. Há vários mitos sobre os temas citados e é preciso prestar atenção, consultar fontes seguras e estudos científicos para entender o que realmente é verdade ou modismo. O leite, por exemplo, é um assunto que sempre é motivo de discussão. Muitas pessoas afirmam que o homem é o único mamífero que ingere leite na fase adulta, mas até que ponto isso realmente é verdade? Para esclarecer essa dúvida e outras sobre o leite, sugerimos a leitura do post com a entrevista da Dra. Adriana E.C. Antunes, doutora em Alimentos e Nutrição pela UNICAMP e Pós-doutorado no Instituto de Tecnologia de Alimentos ITAL/TECNOLAT.
Hoje vamos abordar sobre outro tema bastante polêmico: o glúten. Recentemente acompanhamos o lançamento da Plataforma Digital Glúten Contém Informação que tem como objetivo informar e enriquecer a discussão sobre o assunto. O evento contou com um debate sobre os mitos e verdades do glúten com a mediação da apresentadora Silvia Poppovic e a participação da nutricionista Cynthia Antonaccio, diretora da Equilibrium Consultoria, Marcelo Bronstein, endocrinologista e Olga Amâncio, nutricionista e presidente da SBAN (Sociedade Brasileira de Alimentação e Nutrição).
Entendendo o glúten
O glúten é a combinação de proteínas presentes nos grãos de trigo, cevada e centeio e é encontrado no pão, macarrão, bolo, pizza, cereais matinais, cerveja e o uísque. Sua função é dar mais resistência para as massas e fazer o pão e o bolo crescerem. Ele é uma fonte de proteína vegetal. Pessoas que têm doença celíaca não podem comer glúten.
Selecionamos alguns mitos sobre o tema. Acompanhe!
O glúten cola na mucosa do intestino e causa inflamação?
Mito. O único problema causado pelo glúten, em pessoas que têm doença celíaca, é que ele ultrapassa a parede do intestino e ativa uma resposta imunológica do corpo que leva a uma inflamação da parede intestinal. Segundo o endocrinologista Marcelo Bronstein, não há nenhuma evidência de que o consumo de glúten cause problemas como má absorção de nutrientes pelo intestino ou inflamações em pessoas que não têm doença celíaca.
Quem come glúten fica barrigudo?
Mito. No livro “Barriga de Trigo”, referência para os defensores da dieta sem glúten, o cardiologista William Davis diz que devemos parar de consumir alimentos com glúten porque eles aumentam o nível de gordura visceral, que se acumula nas coxas, nos glúteos, na barriga e até nas mamas dos homens. A nutricionista Olga Amancio, presidente da SBAN, discorda. Segundo ela, o glúten é uma proteína, então não tem nada a ver com aumentar o açúcar no sangue e com o acúmulo de gordura. Desconheço um trabalho científico que diga que isso ocorre, explica a nutricionista.
É ruim tirar os carboidratos da dieta?
Verdade. Quem acha que está exagerando no consumo de massas deve maneirar no prato, e não simplesmente riscar os carboidratos das refeições. O mesmo vale para quem não é intolerante ao glúten e decidiu seguir uma dieta sem grãos acreditando que, assim, vai se sentir melhor. Isso nem sempre acontece. Segundo o médico Mauro Fisberg, os carboidratos são uma fonte importante de proteína e de energia, e têm fibras essenciais para o funcionamento do trato intestinal. Deixar de consumi-los reduz o aporte de fibras que nos protegem de uma série de doenças, como diabetes e hipertensão.
Para esclarecer outras dúvidas, acesse www.glutenconteminformacao.com.br
=> Vale ressaltar que antes de eliminar algum alimento da dieta é muito importante consultar um médico.