Saber proteger seus músculos antes e depois de um treinamento físico como corrida e musculação é essencial. Uma dieta balanceada ajuda o praticante de atividade física a ter um melhor rendimento físico, como também menor risco de lesões.
O principal objetivo em ter uma alimentação adequada consiste em proporcionar energia ao corpo. Antes de iniciar os treinos, é preciso consumir alimentos que forneçam vigor. Os carboidratos e proteínas encontrados na soja são excelentes opções e contribuem para manter o equilíbrio e a saúde do organismo.
“Bebidas à base de soja são opções interessantes para compor shakes saborosos e nutritivos, que se encaixam com facilidade em qualquer dieta, além de ser fonte de vitaminas e sais minerais. O extrato de soja ajuda tanto no pré-treino, para fornecer energia, quanto no pós, que ajuda na recuperação muscular”, afirma Gisele Pavin, nutricionista da Unilever.
Depois do treino a recuperação muscular é muito importante e consumir proteínas presentes nas carnes, ovos e em bebidas à base de soja, ajuda a acelerar o processo, pois promovem o reparo e a construção dos tecidos musculares. Pessoas fisicamente ativas e atletas necessitam de até 2,0 g de proteínas por quilo de peso corporal, sendo ideal repor antes e após os treinos. Bebidas à base de soja contêm 5g de proteína de soja por copo (200 ml).
Segundo Gisele Pavin, duas dicas importantes devem ser seguidas. “Para estabilizar a musculatura, nutrir o organismo e gerar energia, é preciso ingerir líquidos em intervalos regulares (15 a 20 minutos) durante o treinamento físico. A composição da refeição pós-treino deve ser voltada à recuperação metabólica. Por isso, a ingestão de vitaminas, sais minerais, carboidratos e proteínas dentro de 30 minutos, repara depósitos de energia muscular”.