A bebida à base de soja muitas vezes é utilizada como alternativa ao leite de vaca por aquelas pessoas que não gostam ou não podem consumir o leite tradicional.
“Por ser de origem vegetal, a bebida à base de soja possui uma quantidade reduzida de gordura saturada, se comparada ao leite de vaca, que, por ser de origem animal, apresenta um teor maior desse tipo de gordura. Assim, é uma opção para aqueles que apresentam intolerância à lactose, já que não contém este composto”, afirma Gisele Pavin, coordenadora de nutrição da Unilever.
A proteína da soja é a única proteína de origem vegetal tão completa quanto às de origem animal. Um bom exemplo de fonte dessas proteínas é a bebida à base de soja. Segundo a ANVISA, o consumo diário de no mínimo 25 g de proteína de soja pode ajudar a reduzir o colesterol, quando associado a uma alimentação equilibrada e hábitos de vida saudáveis.
Mas e o cálcio? Será que esse tipo de bebida contém a quantidade suficiente? Gisele explica “no mercado, existem produtos de ótima qualidade que contêm o mesmo teor de cálcio do leite de vaca (240mg em 200 ml) e, ainda, são fontes de vitaminas e minerais”.
Ressaltamos que as bebidas à base de soja podem ser consumidas nas mais variadas formas: com cereal, batida com frutas, no café, misturada com chocolate em pó, pura ou até mesmo como ingrediente culinário no preparo de bolos, tortas e pães.