Como podemos amenizar o cansaço mental?

Vai chegando o final da semana e, apesar do descanso estar mais perto, parece que todas as preocupações se acumulam. Não bastando os compromissos de sempre, agora tivemos que adaptar tudo para uma rotina dentro de casa ou com ainda mais restrições, por conta da situação de pandemia global.

Acordamos cedo para trabalhar, estudar, arrumar a casa, pensamos na próxima reunião, preparamos relatórios e apresentações, o almoço, lembramos dos famosos boletos… e o tempo para descansar está onde?

Alguns sintomas do cansaço mental são muito comuns e já podemos reconhecer facilmente, como a diminuição da motivação e da produtividade, a falta de energia, as alterações de humor. O cérebro sobrecarregado dá todos esses sinais e mais alguns: a falta de concentração, a diminuição da libido, a perda de apetite, uma sensação de angústia.

É sempre importante prestarmos atenção no nosso corpo para perceber esses sinais e darmos um jeito de encaixar na nossa rotina pequenas atividades que ajudem a amenizar essa sensação.

Como combater o cansaço mental?

A primeira dica você já deve saber qual é: descanse! Ok, é fácil falar, mas todos nós sabemos que uma boa noite de sono é fundamental para recuperar a energia e para a saúde. “Dormir pouco afeta o processo de envelhecimento do cérebro e leva a um declínio cognitivo e físico”, já nos contou a nutricionista Carla Pelliciari por aqui. É também por meio do sono que você consegue assimilar as informações do dia, melhorar a memória e liberar hormônios importantes para o funcionamento do corpo.

E uma alimentação equilibrada você também sabe que é algo essencial. Inclua alimentos dos mais variados na sua dieta, como frutas, legumes, vegetais, leguminosas, lácteos, e seu corpo terá toda uma base para combater o cansaço. Além disso, a alimentação também afeta muito o sono!

O período de desconexão é outro momento que ajuda a diminuir o cansaço mental. Ainda mais agora que muitos de nós estamos trabalhando de casa, às vezes a sensação é de conexão permanente. Mas colocar de lado o celular, o computador e as ferramentas de trabalho/estudo pode trazer um respiro ou gerar um tempo que podemos aproveitar para fazer exercícios ou outras atividades de lazer.

Como fazer tudo isso caber no seu dia a dia? Tente estabelecer uma rotina. Com horários e espaços específicos para dormir e acordar, trabalhar, comer, se exercitar, ler, assistir àquela série que você tanto gosta, preparar o almoço, brincar com os filhos, tocar violão, você consegue encaixar de tudo um pouco para ter um dia mais prazeroso. É óbvio que as coisas sairão do seu controle, mas o planejamento ajuda a aceitar as mudanças que surgem no caminho e a lidar com imprevistos.

Por último – mas não menos importante: procure ajuda! Especialistas como nutricionistas, personal trainers, psicólogos, massagistas e muitos outros estão treinados para entender as necessidades específicas de cada um e indicar um caminho que ajudará a lidar com o cansaço mental.

 Com informações de Viva Bem – UOL: https://www.uol.com.br/vivabem/stories/anda-sobrecarregado-10-dicas-para-amenizar-o-cansaco-mental/.