Hoje é o Dia Mundial da Osteoporose, a data foi criada para alertar a população sobre esse problema que já atinge milhões de pessoas em todo o mundo. A osteoporose é considerada uma doença com definições claras e bem estabelecidas pela sociedade científica, que acomete mais de 75 milhões de pessoas nos Estados Unidos, Japão e Europa. Ela é a causa de cerca de 8,9 milhões de fraturas anualmente no mundo, sendo que nas Américas, este número chega a ser de 1,4 milhões de fraturas por ano.
A nutricionista Ana Paula Giorgi Magalhães explica sobre a doença e prevenção:
O que é a osteoporose?
É uma doença que reduz a densidade e a massa dos ossos, provocando aumento da fragilidade óssea e maior risco de fraturas. Em grande parte dos casos, o paciente só sabe que está com a doença porque um traumatismo mínimo causou uma fratura, o que não aconteceria em um osso normal. Caso não tenha prevenção precoce para retardar a osteoporose ou a realização de exames diagnósticos, a doença vai evoluindo até ocorrer uma fratura que pode ser grave.
A osteoporose atinge principalmente as mulheres na pós-menopausa, visto que há uma diminuição dos hormônios sexuais, explica a nutricionista. O risco de desenvolver a doença vai aumentando com o envelhecimento, tanto no homem quanto na mulher, mas fique atenta(o) há outros fatores que contribuem para o desenvolvimento da osteoporose:
• Histórico da doença na família;
• Alimentação pobre em cálcio e vitamina D;
• Pouca exposição ao sol;
• Excesso de peso;
• Problemas hormonais.
Como prevenir a osteoporose?
Para prevenir a osteoporose é fundamental a ingestão de alimentos com cálcio e vitamina D, exposição solar moderada e prática regular de atividade física. Ana Paula alerta que garantir a ingestão adequada de cálcio e vitamina D durante a infância ajuda a prevenir a osteoporose na vida adulta.
Os alimentos ricos em cálcio ajudam a melhorar não só a estrutura dos ossos e dentes, mas também a força e contração muscular e até a coagulação sanguínea. Há os alimentos clássicos como: o leite e derivados (iogurte e queijo), vegetais folhosos verde-escuro, folhas de caruru,ameixa seca e o ovo.
O consumo regular de alimentos ricos em cálcio e vitamina D é importante para o desenvolvimento das crianças e grávidas, durante a menopausa e na terceira idade, estando particularmente indicado para prevenir e tratar a osteoporose.
Leia também: Mitos e verdades sobre a osteoporose
Fonte consultada: Consultoria Equilibrium e Ana Paula Giorgi Magalhães é graduada em Nutrição e Saúde Pública pela Universidade de São Paulo e especializada em Home Care e Nutrição Funcional. Tem experiência como Nutricionista no Hospital Israelita Albert Einstein, na Maternidade de Campinas e no Hospital Municipal Mario Gatti