Chá verde, chá branco, chá vermelho, existem diversos tipos de chá no mercado, porém vocês sabem as diferenças entre eles? Conversamos com a nutricionista Luciana Harfenist* para entender mais sobre o tema. Confira!
Segundo Luciana, a origem dos chás: verde (green tea), branco (white tea), banchá, chá vermelho (red tea/dark tea) e o chá preto (black tea), é a mesma. Todos são provenientes da árvore Camellia Sinensis, originária do Sudeste Asiático, China e Índia, sendo muito cultivado em países com clima ameno e úmido. “A principal diferença entre esses chás é o grau de fermentação”, explica.
Todos os chás derivados desta árvore apresentam em sua composição substâncias antioxidantes, conhecidas como polifenóis, contudo, elas estão presentes em maior quantidade nos chás cuja fermentação é mais leve ou inexistente. Os polifenóis da Camellia sinensis têm uma ação potente como antioxidante. O consumo desses chás contribui para quem busca por uma vida e hábitos saudáveis.
Vale destacar que o chá vermelho é um tipo de dark tea. Esse tipo de chá diferencia-se pela fermentação que ocorre no final do processo de preparo do mesmo. A primeira etapa de preparação é a eliminação das enzimas. Logo em seguida, as folhas são misturadas (o que irá aumentar o aroma característico o chá). Após a mistura, permanece por um período secando. Para finalizar, ocorrem as etapas de fermentação, onde o Chá Vermelho irá adquirir a sua coloração característica.
Para saber sobre os benefícios do chá verde, confira aqui.
Agora é só escolher o tipo de chá que mais lhe agrada e saborear! Confira vitrine com algumas sugestões de produtos.
*Luciana Harfenist é nutricionista e diretora da clínica de Nutrição multidisciplinar Luciana Harfenist. Pós Graduada em Nutrição Funcional pela UNICSUL. Contato: 21 3087 3868 / 2256-6132 – luciananutri@globom.com / twitter @Nutluciana