Nutrição Prática & Saudável

Cranberry: a fruta poderosa

Conforme prometido para nossos leitores preparamos um post especial sobre a fruta Cranberry, muito falada ultimamente em diversas matérias. A equipe do Nutrição Prática & Saudável conversou com a nutricionista Fernanda Granja sobre os benefícios, recomendação de consumo, origem, entre outros tópicos.

O consumidor pode encontrar diversas opções no mercado para consumir o Cranberry. Além da fruta fresca, esse ingrediente está presente em sucos concentrados, geléias, molhos, bebidas prontas, extrato ou em cápsulas.

A nutricionista Fernanda Granja* explica que o suco dessa poderosa frutinha é ótimo para o fígado, pois ajudar na detoxificação hepática e principalmente no tratamento de infecções do trato urinário seja na bexiga, próstata, sistema coletor (ureter) ou rins. Muitas mulheres que sofrem com esses problemas há anos conseguem se livrar deles apenas fazendo um consumo diário. Estudos também apontam que sua propriedade antioxidante ajuda na saúde das artérias prevenindo doenças cardiovasculares e melhorando os níveis de colesterol sérico.

Recomenda-se a ingestão de 500 mL de suco de Cranberry diariamente para aqueles que sofrem com doenças do trato urinário. Já para quem não possui essas enfermidades, mas deseja receber os benefícios da fruta e se prevenir, 300 mL são suficientes, complementa Fernanda.

Curiosidade

Pequena planta verde cheia de flores cor-de-rosa escuras, o Cranberry foi documentado primeiramente na América do Norte em 1621 pelos peregrinos. Os marinheiros da Nova Inglaterra costumavam comer Cranberries para evitar uma doença causada pela deficiência de vitamina C (escorbuto). Existem dois tipos do fruto Cranberry: Vaccinium oxycoccos, que cresce em terrenos pantanosos do norte da América do Norte, norte da Ásia, e Europa central; e a Vaccinium macrocarpon mais encontrada na região leste do Canadá (Newfoundland) até as Carolinas nos EUA.

*Fernanda Granja é nutricionista clínica especializada em nutrição funcional, nutrição pediátrica e fisiologia do exercício. Contato: (11) 3628-4350 | (11) 3259-7288 |  twitter @fegranja