Chegou aquela época do ano! Festas de confraternização do trabalho, seguidas de celebrações com os amigos, de troca de presentes e, para fechar com chave de ouro, as ceias de Natal e Ano Novo.
Momentos importantes, mas também preocupantes para quem quer manter a dieta e a rotina de alimentação saudável. Como é possível resistir com tanta comida boa preparada com carinho e para comer perto de quem mais amamos? A dica, como sempre, é o equilíbrio!
O que dizem as especialistas?
“A única pessoa que teve a última ceia foi Jesus! Todos nós teremos o dia seguinte e o que importa é o que fazemos durante o ano inteiro. Então, não precisa tirar o açúcar e a carne da ceia se não quiser, mas é importante colocar uma quantidade de produtos vegetais para também ter os benefícios destes alimentos”, explica a nutricionista Marcia Daskal. “Experimente, escolha um pouco de cada comida e aproveite”, ela completa.
E a doutora Carolina Pimentel também avisa: “Boa alimentação não quer dizer apenas nutrientes! A boa nutrição vai além! Ela envolve aqueles alimentos que confortam o coração, aquela comida especial da mãe, da avó, da tia, aquela comida que abraça a gente, que desperta os bons sentimentos! Portanto, aproveite seu dia!”
Certo, mas e na prática?
Se você veio procurando algumas dicas de como se planejar para não botar o pé na jaca, este é o momento. Pegue o bloco de notas e vamos lá!
Abuse das fibras
Saladas, legumes e frutas da estação são seus aliados. O consumo de alimentos com maior teor de fibras confere saciedade e evita o consumo exagerado na hora do jantar. Pode incrementar os aperitivos com frutas frescas, amêndoas, avelãs, damasco, ameixas e lichias.
Maneire na quantidade…
Coloque porções menores dos alimentos no prato. Assim, você alcança um objetivo triplo: consegue provar um pouco de cada; evitar a sensação de mal-estar de ter comido muito; e um possível sentimento de culpa por ter exagerado.
…menos nas cores
Já sabemos que um prato colorido indica uma maior variedade de nutrientes. E a dica continua a valer também durante as ceias de final de ano.
Nada de jejum
Não adianta ficar passando fome para compensar na hora da ceia. Devemos continuar com as mesmas refeições que faríamos normalmente durante o dia. Quem estiver de folga e quiser aproveitar o tempo entre a preparação de um prato e outro, pode ainda se exercitar ao ar livre.
Beba com moderação
Outra dica que vale para o ano todo, mas que faz ainda mais sentido no final do ano. Para ajudar, separamos algumas opções de drinks saudáveis para as festas de fim de ano. Bebidas sem álcool e à base de sucos de frutas para você fazer sucesso como barman ou barwoman da família.
E, como meta para 2020, faça escolhas alimentares saudáveis durante todo o ano. Uma alimentação equilibrada ajuda a ter mais ânimo, disposição, horas de sono e uma melhor qualidade de vida, além de não nos deixar tão preocupados com os exageros do final de ano. Boas festas! 😉