Ó abre alas, que eu vou me hidratar!
Pochete, fantasia, glitter biodegradável, programação de blocos. A lista de preparativos para o Carnaval de muita gente está pronta há tempos. Afinal, essa é uma das festas mais amadas e aguardadas do ano! Sua carne também é de Carnaval? Então temos uma pergunta importante para você: os cuidados com a hidratação estão na sua lista?
O que é a desidratação?
“A desidratação acontece quando não ingerimos água o suficiente para repor o líquido eliminado pelo suor e pela urina, por exemplo”, explica a nutricionista funcional Mariana Duro. E o que isso tem a ver com o Carnaval? Tudo! Principalmente, por dois motivos:
- O calor
- O consumo de bebidas alcoólicas
As altas temperaturas do verão já fazem o seu corpo esquentar naturalmente. Cair na folia, pular e dançar nos blocos são exercícios bastante intensos que produzem calor no corpo – e o suor, por sua vez, é um recurso do nosso organismo para regular a temperatura. Mas, nesse processo natural, você perderá água. O álcool age de outra forma. Quando se bebe, o corpo trabalha para processar e eliminar o álcool do organismo, o que é feito por meio da urina. É por isso que as pessoas sentem muita vontade de fazer xixi. Então, se você não repuser a água que perde com essas situações, corre um sério risco de se desidratar e perder toda a festa.
Como eu sei que posso estar desidratado?
Alguns sintomas mais leves da desidratação:
- Sensação de sede
- Boca seca
- Sonolência ou cansaço excessivo
- Pouca produção de urina
- Dor de cabeça
- Tontura
Em casos mais graves, a nutricionista explica que há a intensificação desses sintomas e podem acontecer ainda queda da pressão arterial e alterações importantes do sistema nervoso central, como confusão mental e delírios.
Qual a quantidade de água que devo beber para me manter hidratado?
Estipular uma meta de hidratação diária pode ajudar bastante a evitar a desidratação, conta Mariana. “Além disso, outra dica que costumo dar para os meus pacientes é repor a água sempre que ela for eliminada: a cada ida ao banheiro, tome pelo menos um copo de água.” No caso das bebidas alcoólicas, uma outra dica prática é beber um copo de água para cada dose de bebida ingerida.
O pulo do gato: você também pode optar pelos alimentos que possuem água na sua composição, como chás, sucos, água de coco e frutas ricas em água, como melão, melancia, abacaxi e maçã, por exemplo.
Qual a melhor bebida para me hidratar?
“A água é sempre a melhor opção”, ressalta Mariana. “Mas, no caso de suor extremo, a água de coco e as bebidas isotônicas são indicadas, pois, além da água, apresentam uma composição de minerais associada a carboidratos que facilitam a recuperação da hidratação. Sucos e chás também são bem-vindos na ausência da água”.
Dica prática: água de coco, chás e sucos podem ser encontrados em caixinhas pequenas, de 200 ml, que são práticas de carregar e bastante seguras. Para garantir a hidratação no bloco, leve algumas com você!
Fonte: Mariana Duro Nutricionista Funcional de São Paulo Membro do Instituto Brasileiro de Nutrição Funcional Pós-graduada em Nutrição Funcional, Fitoterapia Funcional e Nutrição Esportiva Funcional