Nutrição Prática & Saudável

Especial Dia das Mulheres – Nutrientes essenciais

A equipe do Nutrição Prática & Saudável parabeniza a todas as mulheres. Para aproveitar a comemoração, preparamos um post especial com nutrientes fundamentais para a saúde da mulher. Confira a seleção que a nutricionista Juliana Tomandl Fontes preparou especialmente para vocês. #saúde

Isoflavona
É um fitoestrógeno, ou seja, é uma substância naturalmente encontrada na soja que se assemelha ao hormônio estrógeno. Por isso, ele acaba atuando no organismo como se fosse o hormônio feminino, sendo assim, ele diminui os sintomas da TPM, como irritabilidade, depressão e insônia e também da menopausa, reduzindo os “fogachos” que são aquelas ondas de calor. A isoflavona atua também reduzindo a manifestação do câncer de mama. Os alimentos que possuem ele são: grãos de soja, proteína texturizada de soja, leite de soja, tofu, linhaça e brotos de alfafa.

Piridoxina ou Vitamina B6
A mulherada, principalmente nesse calor, sofre com a retenção hídrica e a vitamina B6 consegue ajudar bastante nesse sentido. Só para constar, esse inchaço pode ser causado por alterações hormonais, problemas no coração, nos rins, no fígado ou mesmo na tireóide, sedentarismo, alimentação desequilibrada, medicamentos e calor excessivo. A vitamina B6 é encontrado no gérmen de trigo, nos legumes, nos cereais integrais, na banana e na batata.

Triptofano
É precursor da serotonina, que é responsável por regular o sono, o apetite, o humor, a sensibilidade a dor, o ritmo cardíaco, a temperatura corporal e às funções intelectuais. Para as mulheres é tão importante, pois atua no controle da ansiedade, da depressão, do humor, da agressividade, do comportamento compulsivo, além de diminuir a vontade de comer doce, que é muito forte nas mulheres. Os alimentos fontes são: carnes magras, peixes, leites e iogurtes desnatados, queijos magros, castanhas e feijões.

Cálcio
O mineral é o mais abundante no corpo. Seu estoque se faz na infância, daí a importância de seu consumo nessa fase. Na gestação e na lactação, são necessários em maior quantidade para suprir mãe e filho. A partir dos 50 anos, começa-se uma perda da quantidade estocada no corpo, daí pode surgir a osteoporose. Os alimentos ricos em cálcio são: vegetais verde-escuro como brócolis, espinafre, rúcula e agrião, gergelim, leite e derivados.

Fonte: Juliana Tomandl Fontes, Nutricionista CRN 3 – 23626