A graviola, encontrada principalmente na Amazônia e estados do nordeste, é uma excelente opção para quem está de dieta. Segundo a nutricionista Cristiane Spricigo, a fruta possui baixo valor calórico, 100 gramas fornecem em média 60 calorias. “Sua composição traz nutrientes importantes como carboidratos, proteínas, cálcio, fósforo, zinco, vitaminas do complexo B (B1 e B2), que são importantes para o metabolismo de proteínas, carboidratos, gorduras e vitamina C”, explica.

Além de uma excelente composição nutricional, a graviola possui inúmeras propriedades terapêuticas, podendo ser utilizada em sua totalidade (folhas, frutos, sementes, cascas e raízes). Suas principais propriedades são: diurética, adstringente, antiinflamatória e anti-reumática. Aproveite essa dica para variar o cardápio e inserir a fruta na alimentação, sendo ideal para quem busca uma vida saudável.

Curiosidade

A graviola ficou famosa recentemente por conter compostos bioativos e fitoquímicos como a acetogenina anonácea. Em estudos in vitro, este composto mostrou ter ação citotóxica em células cancerígenas, ou seja, teria efeito anticancerígeno. Mas este efeito em humanos ainda não foi comprovado por estudos.

Por possuir atividade vasodilatadora e hipotensora, o consumo por gestantes e pessoas com pressão baixa deve ser supervisionado. Pessoas com intolerância a alimentos ácidos devem evitar esta fruta.

Na Prateleira

Além da fruta, você também pode consumir o suco. Recentemente, a empresa Arbor Brasil lançou a linha Green Day, um dos destaques é o Néctar de Graviola. Nós já provamos e aprovamos. Experimente!

 

Cristiane Spricigo – Nutricionista formada pela UNIFIL – Centro Universitário Filadélfia – com pós-graduação pela UGF – Universidade Gama Filho. Cristiane é especialista em nutrição esportiva e proprietária da clínica NutriCorpo em Goiânia. Perfil no twitter @nutricorpo contato: (62) 8431-2191