Você corre? Se a resposta for sim, a grande questão é: será que a hidratação faz parte da sua rotina durante e após o treino? Conversamos com a nutricionista Giovana Guido* sobre a importância da hidratação durante a corrida. Vale ressaltar que a água é essencial para atletas e esportistas, principalmente sob temperaturas quentes ou úmidas. Um treino pesado sob o calor pode facilmente eliminar de 5-8% do seu peso corporal, resultando na diminuição do desempenho e até outros sintomas mais graves (dor de cabeça, tontura, desmaios, visão preta…). Acompanhe a entrevista e adotem essas práticas saudáveis no seu dia a dia.
Por que é tão importante a hidratação durante a corrida?
A corrida é um esporte que faz o indivíduo aumentar muito sua temperatura corporal interna, resultando em excesso de suor, então se esse líquido perdido não for reposto, ocorrerá a desidratação que prejudica a execução do exercício, pois causa cansaço, fadiga precoce, maior percepção de esforço, cãibras, etc. e problemas mais graves como: tontura, dor de cabeça, desmaios, então, o ideal é repor toda a água perdida através do suor, durante e após a corrida.
O corredor deve hidratar-se somente com água? Quais são as outras opções de bebidas?
Se o treino ou prova durar até 1h30 somente água será suficiente, desde que ele tenha feito uma refeição e hidratação prévia, se não, o corredor poderá usar bebidas com carboidratos e minerais, que manterá o desempenho, evitando cãibras e desidratação.
Qual a quantidade de líquidos a ser ingerido durante uma corrida? Existe uma quantidade mínima? Como isso deve ser feito?
É muito individual, depende do preparo de cada pessoa, da velocidade em que corre e da quantidade de suor que irá perder, mas o recomendando é que tome cerca de 600 ml – 1 litro por hora de corrida.
O que pode acontecer se o corredor não se hidratar corretamente?
Desidratação. Parece algo simples, mas trará muitos prejuízos ao corredor, como citado anteriormente. Existem casos muito graves de desidratação em que a pessoa fica inconsciente e pode até levar a morte. A desidratação nada mais é do que a diminuição da quantidade de água no corpo, causando males ao coração e circulação.
Giovana Guido é nutricionista, especialista em Nutrição Clínica & Metabolismo e em Nutrição Esportiva. Atende diversas modalidades, sendo as principais: praticantes de musculação, jogadores de futebol, lutadores, tenistas, corredores, maratonistas e ciclistas. Nutricionista responsável pelos jogadores do PAULISTA F.C.