A expectativa de vida do brasileiro cresce a cada ano. De acordo com dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), mais de vinte milhões de pessoas já completaram ou passaram de sessenta anos.
Esse público merece atenção. Especialistas afirmam que a alimentação rica em nutrientes e vitaminas é um dos pontos mais importantes na vida do idoso, um dos destaques é a vitamina D. A farmacêutica Karina Ruiz alerta que nos idosos pode haver uma redução de até 75% desta vitamina no organismo, o que representa maior risco de quedas e fraturas.
“Diversos estudos comprovam que a vitamina D é responsável pela produção do cálcio no organismo que, por consequência, proporciona força muscular e melhor saúde aos ossos, evitando, assim, doenças como raquitismo e osteoporose, muito comuns nesse nicho da população. Na sua falta ou insuficiência, o idoso não consegue equilíbrio para caminhar normalmente”, afirma.
Faz bem saber! Alimentos ricos em vitamina D
A deficiência de vitamina D, cuja principal fonte é o sol, também pode ser decorrência de ingestão inadequada de alimentos com essa substância ou até mesmo por desordens hereditárias. Por isso, uma das maneiras mais simples e eficazes para suprir a carência dessa vitamina é investir nos alimentos como, por exemplo, peixes (principalmente sardinha e salmão), leite, ovos e iogurtes, além de alimentos fortificados ou suplementos encapsulados, como óleo de fígado de bacalhau e vitaminas sintéticas.
Karina Ruiz – Graduada em Ciências Farmacêuticas pela PUC-Campinas, com Mestrado em Farmacologia do Processo Inflamatório pela Unicamp.