Quando pensamos em praticar exercícios logo relacionamos com um corpo atlético e atrativo. Saiba que fazer atividades físicas é muito mais do que isso. Disposição, energia, melhora do humor e redução de doenças crônicas são alguns dos benefícios. Deixe a preguiça de lado e pratique alguns exercícios que você goste. Pode ser uma caminhada, pedalar, cuidar do jardim ou até mesmo dar uma volta com seu cachorro.
Vale destacar que a Organização Mundial da Saúde – OMS – recomenda que as pessoas adotem níveis adequados e constantes de atividade física durante toda a vida, respeitando sempre os seus próprios limites e peculiaridades. Lembre-se que além da prática regular de exercícios, uma alimentação equilibrada é essencial para uma vida saudável.
Abaixo seguem algumas dicas do Dr. Mauro Vaisberg, reumatologista e especialista em Medicina Esportiva do Hospital Samaritano de São Paulo.
Atividades aeróbicas – Realizar caminhadas, praticar natação ou hidroginástica e andar de bicicleta são bons exemplos de exercícios aeróbicos já que combatem a depressão e auxiliam no controle do peso. O ideal é começar com sessões de, no máximo, 20 minutos, aumentando gradualmente com o decorrer das semanas.
Exercícios de Resistência – Servem para aumentar a força e a resistência muscular, sendo muito importantes para o reforço da musculatura que dá sustento à coluna e às articulações em geral. A musculação, se realizada corretamente, é um bom exemplo de exercício de resistência.
Flexibilidade – São os alongamentos suaves, que aumentam a flexibilidade dos músculos, a amplitude de movimento da articulação e a resistência para tarefas cotidianas.
Equilíbrio – É um treinamento mais específico, voltado para reforçar a musculatura das pernas, quadris e pés, facilitando o equilíbrio do indivíduo. Normalmente são estáticos (sem movimentação), tais como as flexões de joelho e quadril e elevações laterais das pernas.