Quem nunca ouviu falar, quis experimentar ou mesmo experimentou uma dieta detox? O termo em si é atraente; forma curta de “desintoxicação”, o imaginário simbólico relacionado à palavra “detox” nos leva a ideias de limpeza, leveza, saúde.
Mas o que ela realmente significa na prática? O mercado está repleto de práticas, cardápios, dietas, sucos, e até procedimentos estéticos e massagens detox podem ser encontrados por aí.
Limpeza natural
Contudo, o que os especialistas apontam é que o nosso corpo já possui o poder de se desintoxicar naturalmente. Ora, a produção de urina e de fezes já envolve a eliminação de substâncias que não serão utilizadas pelo corpo.
“O sistema digestivo precisa de um descanso depois dos excessos, mas não existem dietas desintoxicantes. Para isso, há o fígado e os rins, que limpam as toxinas de nosso organismo”, afirma Jesus Román, presidente da Sociedade Espanhola de Nutrição e Ciências da Alimentação, em entrevista para o G1.
Os perigos da prática
Desidratação, deficiência de nutrientes, fadiga, dores de cabeça, enjoos e distúrbios gastrointestinais são alguns problemas que podem acometer os praticantes de dietas detox, dependendo do tipo e duração, avisa Adriana Alvarado, nutricionista e diretora do Centro de Nutrição Clínica da Costa Rica, também para o G1.
O temido “efeito sanfona” é outro vilão colateral da prática. “A perda de peso pode até servir de estímulo para uma alimentação melhor. Mas isso é exceção. Depois desse tratamento intensivo, muita gente volta a engordar”, conta Maria Edna de Melo, da Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e da Síndrome Metabólica (Abeso), em conversa com a Revista Saúde.
O bem-estar do detox
Há muitos relatos de pessoas que de fato se sentem mais saudáveis e dispostas após praticar dietas desintoxicantes. De onde vem essa sensação, se o corpo é capaz de se cuidar sozinho?
Também para a Revista Saúde, a gastroenterologista Mira Marzinotto, do Hospital 9 de Julho, afirma que a explicação é simples: a alimentação de quem começa uma dieta detox costuma se tornar mais saudável com a inclusão de frutas, legumes e verduras. Além disso, a ingestão de alimentos mais naturais contribui para melhorar a hidratação. “A sensação de bem-estar muitas vezes vem disso, e não da eliminação de toxinas”, especula.
O detox do detox: veredicto
O ideal é ter uma alimentação equilibrada e saudável a longo prazo. Evitar excessos e práticas danosas à saúde, como o tabagismo, já contribuem para que você se sinta bem regularmente.
Então, se você adotar hábitos saudáveis e falar para as pessoas que está fazendo uma desintoxicação, bem, você não deixa de ter razão! Os benefícios à sua saúde serão reais. 😉
Acompanhe sua saúde junto a um médico e, se quiser orientações específicas sobre como se alimentar melhor, procure um nutricionista.
Fontes: