Aliada a uma alimentação saudável, prática traz benefícios para a sua saúde física e mental
Manter bons hábitos alimentares é essencial para a saúde, mas igualmente importante é também a prática de exercícios físicos – e é por isso que este texto está aqui, em um site sobre alimentação.
Você já ouviu muitas vezes, nós sabemos, que se exercitar é fundamental e faz bem. Mas será que você sabe o por quê? Aqui estão cinco motivos para se esforçar, deixar a preguiça de canto e começar amanhã mesmo a se movimentar:
1 – Ajuda a emagrecer
O primeiro motivo é o mais evidente. Quem tem o objetivo de reduzir medidas, não pode ficar parado. Os exercícios fazem o corpo gastar mais calorias – especialmente os aeróbicos, como correr, caminhar, andar de bike, pular corda, praticar natação.
Isso, é claro, funciona muito melhor aliado a uma alimentação balanceada e saudável se quiser emagrecer com saúde.
2 – Traz qualidade de vida
Manter a mesma rotina todos os dias pode ser cansativo com o passar do tempo, não é? Mas os exercícios podem ser um aliado nessa questão também.
Ao se exercitar, seu corpo recebe doses de endorfina – ela mesma, o “hormônio do prazer”, responsável por trazer uma sensação de bem-estar, aliviar dores, relaxar. A boa notícia é que mesmo que o exercício pareça chato no início, ao terminá-lo você com certeza se sentirá muito melhor.
E a dieta pode ajudar! Há também diversos alimentos que ajudam no bom humor.
3 – Combate a depressão
A ciência comprova: fazer exercícios pode auxiliar quem tem depressão a lutar contra a doença. Um estudo de 2011 do UT Southwestern Medical Center, nos Estados Unidos, analisou um grupo de pessoas de 18 a 70 anos que sofriam de depressão e não responderam bem ao uso de medicamentos. Quando elas começaram a se exercitar, o cenário mudou: 30% se curaram completamente e 20% apresentaram uma melhora considerável – e tudo isso em apenas 12 semanas.
A alimentação, mais uma vez, não pode ser ignorada. Um exemplo? Há diversos alimentos que amenizam a ansiedade.
Mas é bom reforçar: se você tem depressão, não deixe de procurar também ajuda profissional. Essa doença não é mimimi e merece toda a atenção e cuidado.
4 – Melhora o sistema cardiorrespiratório
Seu peito traz dois dos órgãos mais importantes do corpo: o coração e os pulmões. E, novamente, as atividades físicas também cuidam do bom funcionamento deles.
Conforme você se exercita, vai adquirindo mais fôlego e uma atividade cardíaca mais controlada. Malhar ajuda, inclusive, a controlar a hipertensão.
5 – Aumenta a disposição
Você pode pensar que encaixar os exercícios na sua rotina fará com que sinta mais cansaço, que isso poderá prejudicar seu rendimento no trabalho ou em casa – ledo engano.
Sentir um pouquinho de dor quando se abandona o sedentarismo é normal. Com o passar do tempo, a tendência é que o sintoma desapareça. Mas, é claro, conte com o acompanhamento de um profissional – seja um personal trainer, seja o professor de educação física na academia ou no grupo de corrida.
Acredite! Você terá ganhos para o corpo e para a mente. Veja abaixo algumas dicas do Ministério da Saúde para começar: