Você está correndo ou até mesmo dormindo, quando de repente sente uma dor muito forte, a famosa câimbra. A nutricionista Alessandra Coelho explica “a câimbra é uma contração forte e involuntária do músculo esquelético, que ocorre de forma súbita e momentânea, causando dor”.
Mas afinal qual é a principal causa da câimbra? Segundo a nutricionista, ela pode ser causada por diversos fatores. Um deles é o excesso de atividade física, que causa o acúmulo de ácido láctico no músculo e desencadeia a dor. Perda excessiva de água e sais minerais, em especial o potássio, e a falta de fluxo sanguíneo também podem ocasionar a câimbra.
Como prevenir?
O consumo de alimentos ricos em minerais, como magnésio, potássio, sódio e cálcio, ajudam a garantir uma melhor contração muscular e consequentemente diminuir a chance de câimbras. Acompanhe quais são esse alimentos que participam do processo de contração muscular:
Potássio: banana, abacate, cenoura, avelã e amendoim
Cálcio: leite e derivados, vegetais folhosos verdes escuros
Magnésio: castanhas, cereais integrais, grão de bico e caju
Hidratação
A hidratação é muito importante, a água desempenha papel fundamental no processo de contração e relaxamento das fibras musculares. “A desidratação está entra as principais ocorrências de câimbras. Sendo assim, é de extrema importância manter-se hidratado. A recomendação para o consumo de água é de em média dois litros por dia”, finaliza a nutricionista.
Fonte: Alessandra Coelho – Formada em nutrição pela Universidade São Camilo. Especialização em Nutrição Clínica (Ganep), Especialização em Nutrição Enteral e Parenteral (Sociedade Brasileira de Nutrição Parenteral Enteral). Alessandra também é nutricionista clínica do Hospital e Maternidade São Luiz. http://www.alessandracoelho.com.br/