De acordo com pesquisa quantitativa sobre qualidade de vida, encomendada pela empresa de sucos Greenday e realizada pela Consumoteca, 52% dos cariocas desejam comer mais frutas e beber mais sucos para garantir uma alimentação mais saudável. Entre os pesquisados, 33% dizem que não se alimentam melhor por falta de tempo. O levantamento abrangeu 835 moradores do Rio de Janeiro, homens e mulheres, a partir de 21 anos, do público AB.
De uma forma geral, a pesquisa constatou que a maior parte dos consumidores entrevistados considera saúde, harmonia(família, tempo, trabalho, lazer) e alimentação como os principais fatores para uma vida melhor. Entre os oito hábitos escolhidos como os principais para garantir uma boa qualidade de vida ficaram: praticar atividades físicas (42%), equilibrar a vida profissional com a pessoal (42%), harmonia familiar (38%), trabalhar com o que gosta (36%), ter mais tempo livre (36%), a condição financeira (36%), os serviços básicos (35%) e a alimentação balanceada (33%).
Nas perguntas relacionadas aos sucos, 79% disseram que consomem sucos prontos (de caixinha), mas 67% assumiram que não sabem a diferença entre néctar e suco 100%. De acordo com os dados da pesquisa, as pessoas procuram hábitos mais saudáveis e produtos mais práticos, mas ficam na dúvida na hora de escolher os produtos nas gôndolas. “A diferença entre o suco 100% e o néctar é muito simples. O suco 100% não tem segredo, é apenas fruta e suas propriedades nutricionais. Muitas pessoas ainda não sabem que é possível comercializar sucos de caixa apenas com fruta, sem adição de água e açúcar”, explica Sonja Salles, nutricionista e Frutommelier da Greenday.