Quem presta atenção às prateleiras, sabe que as opções alternativas ao leite têm crescido enormemente. Segundo o Cobank¹, nos últimos cinco anos, o mercado de bebidas vegetais cresceu mais de 60%!
Essa categoria de bebidas é importante para compor o cardápio de veganos, pessoas intolerantes à lactose ou alérgicas à proteína do leite, mas serve também como alternativa para variar a alimentação no dia a dia. Com cada vez mais opções por aí, fica fácil manter uma dieta equilibrada. Ainda mais porque as bebidas vegetais são de fácil digestão, têm baixa caloria e são saborosas!
Como são feitas?
Possíveis graças à inovação e à tecnologia da indústria de alimentos, esses produtos são feitos tendo como base apenas água e um segundo ingrediente, entre grãos, sementes, oleaginosas ou leguminosas. As opções são inúmeras, cada uma com suas características específicas.
Há produtos da AdeS além da soja, como coco ou amêndoas, e novos lançamentos da Cajueiro, que incluem um blend de castanha de caju e amendoim, só de castanha de caju ou a versão barista, de castanha de caju com café. A Nature’s Heart também tem produtos fresquinhos com arroz, aveia, e cacau com arroz. Ou seja, tem pra todos os gostos!
Para além do café da manhã…
As bebidas vegetais são, além de saborosas, ótimas opções para a preparação de diversas receitas. Sua consistência cremosa ajuda a dar um toque especial em bolos, tortas, pães, cremes e outras comidas.
E pra ajudar a fluir a criatividade, deixamos de dica uma receita de creme de espinafre com bebida vegetal de amêndoas da Leatt.
Ingredientes
- 140 g de espinafre;
- 4 colheres de sopa de óleo de coco
- 2 cebolas cortadas em fatias finas;
- 3 colheres de sopa de farinha de trigo;
- 2 xícaras de Leatt Amêndoas
- 1/2 xícara de queijo vegano ralado Sal;
- Pimenta moída na hora;
- 3/4 xícara panko (farinha de rosca japonesa);
- 2 colheres de sopa de amêndoas picadas bem finas;
- Torradinhas (se preferir).
Modo de Preparo
- Pré-aqueça o forno a 220°. Em uma panela grande, aqueça dois dedos de água. Adicione o espinafre pouco a pouco, permitindo que cada punhado murche antes de adicionar mais. Quando o espinafre murchar, drene-o, pressionando o máximo de água possível. Limpe o pote.
- Derreta 2 colheres de sopa de ghee na panela. Adicione a cebola e cozinhe em fogo moderado até ficar macia. Misture a farinha e cozinhe por 1 minuto. Adicione o Leatt Amêndoas e cozinhe até engrossar, mexendo de vez em quando, o que deve levar mais ou menos 5 minutos. Junte o queijo e o espinafre. Tempere com sal e pimenta. Coloque em uma assadeira.
- Em uma tigela pequena, derreta as 2 colheres de sopa de ghee restantes. Misture o panko e amêndoas e polvilhe sobre o creme de espinafre. Asse por 15 minutos, até dourar e sirva. Você pode servir com pequenas torradinhas, caso prefira, como petisco.
—
Fontes:
¹Cobank – “A competição está transformando o mercado do leite” (em inglês).
²Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Resolução. Alimentos e Bebidas Preparados com Vegetais.