A doença silenciosa com a qual muitos brasileiros convivem
Hoje é dia de falarmos de um assunto muito importante: a hipertensão! 26 de abril é o Dia Nacional de Combate à Hipertensão, uma data importante para destacar e abordar alguns dos aspectos que fazem dessa condição algo tão presente no cotidiano dos brasileiros. Conhecida por ser uma “doença silenciosa”, estima-se que 388 pessoas morrem por dia de hipertensão no Brasil (CONASEMS, 2019).
Ela faz parte do rol de Doenças Crônicas Não-Transmissíveis (DCNTs) que mais afeta os brasileiros. Causada pelo excesso de sódio no corpo, oriundo principalmente da dieta, e pelo sedentarismo, a hipertensão é uma condição particularmente comum nos idosos. [1]
Uma pesquisa realizada em 2018 pelo Sistema de Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel) apontou que, dos mais de 52 mil participantes entrevistados, 60.9% com idade acima de 65 anos disseram ser hipertensos.
Essa prevalência em pessoas idosas é explicável sob o ponto de vista do envelhecimento, já que, segundo estudos, com o avanço da idade a sensibilidade das papilas gustativas é reduzida significativamente, logo a adição de condimentos, como sal e açúcar, em suas preparações acaba aumentando. É por isso que o cuidado com a alimentação dos idosos precisa ser redobrado. [2]
Mas não é apenas a alimentação e o envelhecimento que contribuem com o desenvolvimento da hipertensão. O sedentarismo também é um forte aliado da doença. Manter-se ativo é uma forma de driblar a doença e manter o corpo saudável.
Uma estratégia para reduzir o consumo de sal, e consequentemente de sódio, é misturar vários tipos de temperos para ressaltar o sabor dos alimentos. Algo saboroso como uma receita de sal de ervas super versátil e simples de fazer.
Sal de Ervas
Ingredientes:
- ½ xícara de alecrim
- ½ xícara de manjericão
- ½ xícara de salsinha
- ½ xícara de orégano
- ½ xícara de sal
Preparo:
Junte todos os ingredientes no liquidificador e bata bem. Guarde em um pote de vidro bem vedado.
E se quiser saber mais, nós também temos alguns outros artigos por aqui no blog com mais informações sobre as estratégias de combate e outras características da hipertensão.
—
Referências:
[1] Hipertensão é a doença que mais mata no Brasil – Conasems.
[2] NEUMANN, Luisa; SCHAUREN, Bianca Coletti; ADAMI, Fernanda Scherer. Sensibilidade gustativa de adultos e idosos. Rev. bras. geriatr. gerontol., Rio de Janeiro, v. 19, n. 5, p. 797-808, Oct. 2016. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-98232016000500797&lng=en&nrm=iso>.