Dieta master cleanse, da marmita, sem glúten, sem carboidratos, sem açúcar… São tantos os tipos de dieta da moda por aí, mas qual seria a mais eficaz? Conversamos com a nutricionista Carolina Pimentel para tentar chegar nessa resposta e a conclusão foi: a melhor dieta é aquela variada e com fundamento.
Em resumo: ao planejar a nossa alimentação, devemos atingir todos os nutrientes que necessitamos não somente para sobreviver, mas para viver bem. Cada grupo de alimento é fonte de certos nutrientes que são importantes para a manutenção do organismo. A variedade no prato aumenta a quantidade de componentes que ingerimos e assim fica mais fácil atingir todos os nutrientes da dieta.
“Quando ficamos cortando as coisas da nossa dieta sem fundamento, geramos um hábito que acaba prejudicando nosso comportamento alimentar. Aquela coisa boa de se comer intuitivamente, escolher o que é gostoso, o que remete à memória e deixa a alimentação mais prazerosa, acaba sendo sobreposta por manias. E isso não é saudável”, argumenta Carolina.
“É claro que adaptações são necessárias, por conta de restrições alimentares e certas escolhas pessoais, mas tudo isso deve ser feito com acompanhamento de um especialista”, completa.
Os vilões da vez
O que muitas das dietas da moda têm em comum é um vilão. Às vezes ouvimos por aí histórias de pessoas que cortaram totalmente o açúcar, os carboidratos, a lactose, o glúten e outros componentes que dizem fazer mal.
Sim, algumas pessoas têm intolerância ou alergia a certos componentes de alimentos e bebidas e, por isso, devem evitar sua ingestão. Mas nada indica que pessoas sem nenhum tipo de diagnóstico relevante devam necessariamente tirá-los das dietas.12
O glúten, por exemplo, que é uma combinação de proteínas presentes nos grãos de trigo, cevada e centeio, não afeta a grande maioria da população. “Não é que ele faz bem ou mal, ele faz parte de um tipo de alimentos. E mais de 95% da população não tem nenhuma resposta negativa ao glúten”, conta Carolina.
É verdade que os celíacos, que têm uma reação contrária à ingestão da proteína, não podem comer glúten, mas há alguns mitos relacionados a este nutriente que você pode conferir neste artigo.
Dietas de famosos
Não é raro vermos personalidades conhecidas compartilhando suas dietas ou revistas e portais querendo saber qual o segredo para chegar àquela boa forma. A atriz da novela que fez a dieta da papinha e perdeu 10 quilos ou a apresentadora que secou a barriga em duas semanas de dieta dukan.
Mas antes de usar aquilo como fórmula, vamos com calma! “A dieta do famoso é feita para o famoso. Essas pessoas normalmente têm assessoria profissional, de um educador físico, de um nutricionista e, por isso, existe todo o preparo para que a dieta dê certo”, conta Carolina.
Quando nos deparamos com essas dicas e seus resultados milagrosos, acabamos achando que é possível ter a mesma forma sem seguir o mesmo estilo de vida ou sem ter o acompanhamento profissional necessário.
De novo, o importante é ter uma dieta equilibrada, adequada, composta de todos os grupos de alimentos e, mais do que isso, ter um estilo de vida saudável!
“Alimentação é apenas um dos pilares do estilo de vida. Não adianta não comer carboidrato e não dormir bem à noite, ou cortar a lactose e não ter momentos de lazer com os amigos”, diz Carolina.
Por isso, quanto mais genuína for a escolha dos alimentos, melhor ela se engloba no seu estilo de vida. “Temos que sentir prazer na alimentação, ter um bom círculo social de apoio e, assim, mais resiliência. Sentir-se bem é a principal base do estilo de vida”, completa a nutricionista.