Nutrição Prática & Saudável

Entenda sobre a gordura do leite

Recebemos em nossa página no Facebook um questionamento de um dos nossos seguidores sobre a importância da gordura do leite na alimentação. Achamos muito pertinente a dúvida e consultamos a nutricionista Maria Fernanda Elias para esclarecer sobre o assunto. Confiram!

“A gordura do leite serve como importante veículo para vitaminas lipossolúveis (A, D, E, K) e outras substâncias solúveis em gordura, como os carotenóides – principais fontes de vitamina A na dieta – que dão ao leite sua cor amarelo-creme”, afirma a nutricionista.

O teor de gordura no leite cru varia, entre 3,5 e 5,3%, em razão de diferenças entre raças e alimentação dos animais, assim como, o estágio da lactação. Já o leite industrializado pode ter de 0-0,5% de gordura – desnatado -, de 0,6-2,9% de gordura – semidesnatado -, e pelo menos 3% de gordura – integral.

Os ácidos graxos predominantes no leite são os saturados. Por esse motivo, o Ministério da Saúde recomenda que os adultos, sempre que possível, deem preferência aos produtos com menores quantidades de gorduras (semi-desnatados e desnatados). Como as vitaminas lipossolúveis são retiradas junto com a gordura, é importante observar se o produto é fortificado, principalmente, com vitaminas A e D. Crianças e gestantes devem consumir leite e derivados na forma integral.

Outro ácido graxo, chamado linoléico, atua na preservação e no desenvolvimento do sistema nervoso. A única maneira de obter esse ácido graxo é por meio da alimentação, já que o organismo não consegue produzi-lo, finaliza Maria Fernanda.

Vale ressaltar que o Guia Alimentar para a População Brasileira recomenda o consumo diário de três porções de leite e derivados (o equivalente a três copos de leite de 200 ml cada).

Aproveite para ler aqui 10 bons motivos para beber leite todos os dias.

 

 

*Fonte: Núcleo de Estudos e Pesquisas em Alimentação. Universidade Estadual de Campinas [NEPA/ Unicamp]. Tabela Brasileira de Composição de Alimentos [TACO]: versão 2. São Paulo: NEPA/ Unicamp; 2011.

**Fonte: USDA, Agricultural Research Service. USDA National Nutrient Database for Standard Reference, Release 22. Nutrient Data Laboratory Home Page; 2009.

Maria Fernanda Elias – Nutricionista responsável pela Food Notes Comunicação, Mestre em Saúde Pública e Doutoranda em Nutrição Humana Aplicada pela Universidade de São Paulo.