Na pesquisa, vinte mulheres foram divididas em dois grupos. O primeiro consumiu 500 ml de leite desnatado, e o segundo ingeriu uma bebida com carboidrato. Os líquidos eram servidos em duas porções: uma logo após o término do exercício de resistência e outra uma hora depois da atividade. As participantes realizaram exercícios cinco dias na semana, durante doze semanas.
Após o período de estudo, os pesquisadores verificaram que os dois grupos tiveram aumento na massa muscular, mas as mulheres que consumiram leite tiveram melhor resultado do que as que ingeriram apenas a bebida com carboidrato. Além disso, o grupo que consumiu leite apresentou uma diminuição de massa gorda.
Os resultados podem ser atribuídos a uma das proteínas do soro de leite, a β-lactoglobulina. Ela é a mais importante para o estímulo da síntese muscular, pois é abundante em aminoácidos essenciais necessários para o crescimento muscular.
“É por isso que indicamos o consumo de leite com pouca gordura todos os dias: no café da manhã, no lanche da tarde e após o exercício. Isso garante a saúde dos ossos, ajuda no emagrecimento e ainda deixa os músculos mais fortes e mais bonitos”, explica a nutricionista Ana Beatriz Barrela, RG Nutri.
Referência:
JOSSE, A. R. et al. Body Composition and Strength Changes in Women with Milk and Resistance Exercise. Official Journal of the American College of Sports, 2010.