Nutrição Prática & Saudável

Leite na infância: esclarecendo mitos

Sempre falamos sobre a importância do leite aqui no blog. Este alimento poderoso e essencial para vida é rico em proteínas, vitaminas, minerais e cálcio, nutrientes essenciais para o desenvolvimento adequado de crianças e adolescentes, principalmente por ajudar no crescimento e fortalecimento dos ossos de forma saudável.

Segundo dados do IBGE, há uma diminuição no consumo de leite especialmente por adultos e adolescentes que trocam o alimento por sucos ou refrigerantes. Em estudo nacional em pré escolares, 60% das crianças entre 4 e 6 anos ingeriam uma quantidade do mineral abaixo da recomendada para a idade ( em escolas publicas e privadas).

Conversamos com a nutricionista Ana Beatriz Barrella, da RG Nutri, sobre alguns mitos quando o tema é consumo de leite na infância. Acompanhe esse bate-papo e tire todas as suas dúvidas.

Boa leitura e não esqueça: Beba Leite!


Beber leite na adolescência previne diabetes tipo 2 na vida adulta?
Verdade. Um estudo publicado no American Journal of Clinical Nutrition, em 2011, revelou que cultivar hábitos saudáveis na adolescência, como beber leite todos os dias, pode gerar efeitos benéficos em longo prazo em mulheres com risco de desenvolver diabetes tipo 2. Os pesquisadores da Harvard University (EUA) analisaram os padrões alimentares de 37 mil adolescentes e adultos do sexo feminino que ingeriram diariamente leite e derivados. De acordo com os cientistas, mulheres que tomavam mais leite quando adultas e consumiam mais derivados quando adolescentes (cerca de quatro porções por dia) tinham menor risco de desenvolver diabetes tipo 2 do que aquelas que não mantinham esse hábito.

Leite engorda?
Mito. Para emagrecer a população geralmente considera que basta comer vegetais e excluir demais alimentos da dieta, como o leite. No entanto, hoje em dia diversos estudos associam o consumo do cálcio ao emagrecimento. Além disso, o organismo precisa de todos os nutrientes que podem ser encontrados em uma alimentação balanceada, não excluindo nenhum grupo de alimentos. E não se pode esquecer que, para as crianças, as necessidades de cálcio são ainda maiores. Cabe lembrar, também, que alguns estudos mostram que o controle de peso esta relacionado às quantidades de cálcio sérico.

Consumir leite aumenta o aparecimento de acnes?
Mito. A literatura científica não é conclusiva quanto ao aparecimento ou piora das acnes na pele por causa do consumo de leite e derivados. Portanto, seu consumo é indicado para pessoas que apresentam diferentes graus de acne.

As crianças com intolerância à lactose devem excluir leite e derivados?
Mito. A intolerância à lactose é a deficiência ou ausência da enzima que digere a lactose (o açúcar presente no leite). Existem diferentes tipos de intolerância à lactose, que podem ser a incapacidade parcial ou total de digerir a lactose. Valores muitos baixos de lactose são encontrados em coalhadas, alguns tipos de iogurtes e queijos. Atualmente também existe o leite com baixa lactose para atender aos intolerantes à lactose. Assim eles podem consumir o cálcio, principal nutriente proveniente do leite e de seus derivados.

Crianças que consomem leite têm maior chance de ter asma e outras doenças respiratórias?Mito. Muito se comenta sobre o surgimento de asma e outras doenças respiratórias em indivíduos que consomem leite, porém esse fato não está comprovado. Essa possibilidade surge porque a ingestão de uma emulsão como o leite misturado com a saliva é capaz de promover a formação de grandes gotículas. Esta agregação afeta a palatabilidade e outros aspectos sensoriais, podendo ser confundida com muco.