Muitas pessoas não sabem, mas o leite também pode ser um grande aliado para hidratação após a atividade física, momento em que é necessário para o corpo a reposição dos líquidos para não ocorrer a desidratação, um sintoma que afeta a força muscular, aumenta o risco de cãibras e compromete o desempenho na hora dos exercícios.
De acordo com um estudo realizado no Reino Unido, da Universidade Loughborough School of Sports and Exercise Sciences, o leite magro produz uma melhora significativa na reidratação após atividade física, quando comparado com outras bebidas avaliadas, como água e isotônicos.
“O leite é uma bebida com grande potencial de hidratação pós exercício já que contém eletrólitos, carboidratos e 90% de água, essenciais para este processo de recuperação” confirma a nutricionista Andrea Andrade, da consultoria RG Nutri (SP).
Além disso, o estudo aponta que a excreção urinária durante o período de recuperação foi maior em indivíduos que consumiram outras bebidas para se hidratarem enquanto que nos indivíduos que consumiram leite, não houve perda de água pela urina. Sugere-se que os nutrientes presentes no leite como sódio e potássio sejam responsáveis pela eficácia no restabelecimento do balanço hídrico após uma desidratação induzida pelo exercício.