Você sabe o que acontece com o leite quando ele está dentro da caixinha? Selecionamos alguns mitos sobre o assunto. Acompanhe.
Muitas pessoas ainda ficam na dúvida se o leite UHT (Ultra High Temperature) perde as propriedades nutricionais. Isso é um mito. Pesquisas comprovam que não existe prejuízo nutricional em função do tratamento térmico aplicado.
Outro mito é em relação aos conservantes. O processo UHT garante a segurança do leite por empregar altas temperaturas, o que impede a sobrevivência e o crescimento de micro-organismo, não sendo necessário adicionar conservantes.
A nutricionista Ana Beatriz Barella, da RG Nutri, explica “Esse tipo de embalagem é formada por seis camadas de materiais que criam uma barreira protetora que impede a entrada de luz, água, ar e micro organismos, preservando o sabor e o aroma do alimento por três meses a um ano.” Agora é só escolher qual é a sua opção preferida e desfrutar de todos os benefícios que esse alimento oferece, com praticidade, sabor e segurança.
Entenda o processo UHT
Trata-se de um processo térmico para preservar o leite líquido. O leite é homogeneizado e submetido a uma temperatura de 130 a 150 o C durante curtíssimo período de tempo, de 2 a 4 segundos, e imediatamente resfriado a uma temperatura inferior a 32 o C
A alta temperatura elimina as bactérias, com isso as propriedades do leite são preservadas sem a necessidade de refrigeração ou qualquer outro tipo de conservante. Depois de aberto, o recomendável é que o produto seja armazenado na geladeira e consumido em até três dias.
Ficou interessado em saber mais sobre o processo? Fizemos um post exclusivo sobre o tema, confira.