Férias são sinônimo de diversão, mas não são motivo para descuidar da alimentação dos pequenos. Longe da rotina da escola, a tentação de apelar para itens mais calóricos e com poucos nutrientes é grande. Reunimos algumas dicas para alimentar os filhos nesse período sem abrir mão de sabor e saúde.
1) Inclua todos os grupos nutricionais
Mesmo nos lanchinhos, as crianças devem comer diversos grupos de nutrientes. Uma boa combinação, por exemplo, é um sanduíche com pão integral (carboidrato) + pasta de amendoim (gordura e proteína) + um copo de leite (proteína, gordura e carboidrato).
2) Escolha bem as proteínas
Alimentos com uma boa quantidade de proteínas ajudam a garantir a saciedade e fornecem o que o corpo das crianças precisa para se desenvolver adequadamente. “Castanhas, ovos cozidos ou mexidos ou preparações que contenham ovo (bolinhos ou panquecas ou pãezinhos saudáveis) são alguns exemplos”, comenta a nutricionista Clarissa Casale Doimo.
3) Varie o sanduíche
O pão integral pode ganhar novas companhias que estimulam o paladar da criança e acrescentam nutrientes ao prato. Alguns exemplos de boas combinações para ele são um fiozinho de azeite, a pasta árabe tahine, creme de ricota light, queijo minas light, geleia de frutas, alface e tomate.
4) Insira mais frutas na dieta
Para facilitar o consumo de frutas, lave todas assim que chegar em casa para que elas fiquem prontas para serem degustadas. “Elas podem ser já porcionadas em quantidades adequadas e misturadas com cereais como aveia, chia e linhaça, que fazem com que a fruta picada dure mais sem escurecer”, ensina Clarissa.
Em entrevista ao Nutrição Prática e Saudável, a nutricionista Carolina Pimentel ressalta que os sucos de fruta integrais, embora não substituam a fruta in natura, podem ajudar a aumentar o aporte de nutrientes no cardápio. A especialista ainda dá dicas de combinações espertas para o suco que são bem úteis nas férias (clique aqui para ver).
5) Leve de casa
Para famílias que vão viajar, uma dica é preparar os lanchinhos em casa ou no hotel e oferecer durante o dia aos pequenos. Claro que não há problema em tomar um sorvete de vez em quando, mas o ideal é manter a oferta de alimentos saudáveis e nutritivos. Vale levar itens que se comportam bem fora da geladeira, como sucos e outras bebidas em embalagens cartonadas, biscoitos, frutas inteiras e torradas.
6) Busque inspiração
A internet é uma fonte de receitas que podem dar ideias que trazem variedade e acrescentam mais nutrientes ao cardápio. Veja alguns exemplos: