O soro do leite pode ser definido como a fração aquosa do leite que se separa da caseína durante a fabricação de queijos. De acordo com a nutricionista Heloisa Guarita Padilha, ele reúne nutrientes importantes como proteína, cálcio, fósforo, selênio, potássio, carboidratos e vitamina C.
Um ponto de destaque é que os diversos nutrientes encontrados em sua composição têm origem natural, ou seja, são provenientes do próprio leite e não adicionados industrialmente.
O soro do leite também ajuda na formação de todos os tecidos, inclusive musculares, e ainda oferece diversos benefícios à saúde, por conta da combinação de nutrientes naturalmente presentes em sua composição. Dentre esse nutrientes destacam-se:
As proteínas do soro do leite são consideradas de excelente qualidade por serem importantes para o crescimento e a construção de tecidos como cabelo, pele, unha e músculo.
Os minerais: cálcio, fósforo e magnésio são fundamentais para a saúde óssea e desempenham outras importantes funções, como participação na contração muscular, vasoconstrição e vasodilatação. O potássio e o sódio, por sua vez, promovem o equilíbrio entre os meios intra e extracelular, o que afeta a transmissão nervosa e a contração muscular. O selênio é um potente antioxidante dietético, e ainda atua no desenvolvimento cognitivo e no sistema imunológico.