Você já parou para pensar que a embalagem diz muito sobre os alimentos que consumimos? A começar pela indicação da composição nutricional de seu conteúdo e por atributos como ergonomia e funcionalidade. Mas o avanço das tecnologias digitais, aqui também, tem desempenhado um papel que muitas vezes pode passar despercebido aos nossos olhos.
A integração entre mundo físico e online trouxe novas possibilidades e essa é uma tendência que já está delineando o que será o futuro da indústria de alimentos e bebidas. Uma caixinha não será somente uma caixinha, mas um passaporte rumo a novas possibilidades.
“A embalagem não terá mais fim em si mesma. Pelo contrário, ela será a porta de entrada para novos formatos de comunicação e interação, com potencial para interligar toda a indústria de alimentos e bebidas, desde o fornecedor de matéria-prima até a cooperativa que recebe a caixinha pós-consumo para reciclagem”, explica Vivian Haag Leite, diretora de Marketing da Tetra Pak.
Por meio de um código único de identificação que permitirá rastreá-la em qualquer etapa do seu ciclo de vida, a embalagem passará a ser um dos eixos centrais que conecta toda a cadeia de produção, distribuição e consumo do alimento. A caixinha será uma espécie de guardiã das informações do produto em seu interior e, ao mesmo tempo, uma facilitadora na interação entre fabricantes e consumidores.
Dessa forma, os consumidores terão uma comunicação mais direta e transparente com a indústria, com a possibilidade de acessar um amplo leque de informações sobre o produto em suas mãos, por meio de um único toque na tela de seus celulares, como: a fazenda onde os ingredientes foram obtidos, o local e a data exata de envase, os locais mais próximos para envio da embalagem pós-consumo para reciclagem. Incrível, não?