Você sabe o que é segurança alimentar?

As pessoas começaram a utilizar este termo na época da Primeira Guerra Mundial, quando o conflito agravou problemas relacionados à produção de alimentos e à fome. Após a Segunda Guerra, foi criada a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura – FAO. Em 1948, em Assembleia Geral da ONU foi proclamada a Declaração Universal dos Direitos Humanos e a alimentação é reconhecida como um direito humano básico no artigo  XXV.

Para a FAO, segurança alimentar significa que “as pessoas podem produzir suficientes alimentos, ou comprá-los, para satisfazer suas necessidades diárias a fim de levar uma vida ativa e saudável”.

Na prática, quando falamos em segurança alimentar, o que está em jogo são políticas públicas e práticas que buscam garantir que as pessoas sejam saudáveis e se alimentem bem.

Curiosidade: a caixinha na história

As embalagens cartonadas – também conhecidas como longa vida – também têm origem na época destas discussões iniciais sobre segurança alimentar. Um sueco chamado Ruben Rausing começou a trabalhar no modelo das caixinhas em 1943. A ideia era simples: facilitar o acesso da população ao leite seguro e nutritivo. Em 1951, Ruben fundou uma companhia chamada Tetra Pak, que hoje fabrica embalagens e possui diversas  soluções e tecnologia para a indústria de alimentos e bebidas. Ao longo das décadas, a embalagem foi aprimorada e a proteção do alimento também, como com o advento do processo UHT (o que é isso mesmo?), que utiliza técnicas de calor e resfriamento. O leite UHT, por exemplo, é livre de micro-organismos nocivos e, dentro das caixinhas longa vida, fica longe da ação da luz, do ar e da umidade. Por isso, pode durar mais nas prateleiras mesmo sem conservantes e sem refrigeração. Isso revolucionou a distribuição de alimentos seguros pelo mundo e conseguiu, com sucesso, resolver um dos primeiros propósitos do Dr. Ruben.

A população mundial, em 2019, está próxima dos 8 bilhões de pessoas. Já imaginou como segurança alimentar é importante? E como a tecnologia tem um papel fundamental em contribuir para a produção e distribuição de alimentos?


Fontes:

Worldometers

Boas práticas.org

Ruben Rausing, fundador da Tetra Pak