O açaí sempre fez parte da alimentação dos paraenses, que são os maiores produtores da fruta no país. Porém, atualmente, ela já ganhou popularidade em outras regiões e agrada o paladar de muitos brasileiros.
Uma pesquisa realizada pela Universidade Federal do Pará comprovou os benefícios do consumo desta fruta tão exótica. Hábitos alimentares de moradores da cidade de Igarapé-Miri, conhecida como a capital mundial do açaí, foram analisados durante 11 anos. Dentre as pessoas estudadas, aquelas que consomem açaí todos os dias têm o nível de bom colesterol claramente mais alto do que o das que não consomem.
Segundo a pesquisa, o aumento do bom colesterol se deve ao corante do açaí, a antocianina, também presente nas uvas. Mas, para se ter uma ideia, um litro de açaí tem 33 vezes mais antocianina do que um litro de vinho tinto. Essa substância ajuda a combater a formação de placas de gordura nas artérias, prevenindo doenças cardiovasculares como infarto e derrame.
O açaí também é rico em vitamina E – que combate o envelhecimento das células -, possui alto teor de potássio, cálcio e também de fibras, que ajudam no funcionamento do intestino.
Devido a estes benefícios, nutricionistas recomendam o consumo do açaí, mas é muito importante prestar atenção na qualidade da fruta. A falta de cuidado com a higiene no manuseio e processamento deste alimento pode causar doenças. A pasteurização é um processo que garante a esterilização pelo aquecimento e esfriamento rápido e a nossa dica é o lançamento do primeiro açaí cremoso na caixinha, pasteurizado, que possui o mesmo teor de polpa do açaí da tigela.
Visite o site para conhecer toda a linha de produtos.