A Organização Mundial da Saúde recomenda o consumo mínimo de 400g de frutas e verduras por dia, quantidade sugerida para ajudar a prevenir doenças crônicas como diabetes e obesidade.
Pense direitinho na sua rotina. Entre todos os compromissos do cotidiano, reuniões de trabalho, buscar os filhos na escolha, treinos e horas de transporte, você consegue ingerir essa porção todos os dias?
Se a resposta for sim, parabéns! Você faz parte de uma minoria. Estima-se que somente 25% das pessoas consigam seguir essa orientação. Se você faz parte do grupo que não come essa quantidade todos os dias, não precisa se preocupar, mas é bom correr atrás das suas frutas de cada dia!
Na mão!
Hoje, fazemos muitas refeições fora de casa ao longo da semana e não é sempre que temos tempo para parar e comprar uma variedade de alimentos nutritivos para nossas refeições e lanches. É por isso que muita gente acaba caindo nas opções menos saudáveis de snacks e beliscando qualquer coisa que estiver na frente.
O segredo é se planejar! Há sempre a possibilidade de incluir uma frutinha a mais após o almoço ou um suco de frutas no seu lanche da tarde. Assim, fica mais possível chegar à quantidade recomendada diária.
E os sucos em caixinha podem, sim, ser uma opção saudável, além de rápida e prática, por conta de um benefício que vamos explicar aqui: a tecnologia asséptica das embalagens longa vida!
Então, como funciona?
Para que durem mais nas prateleiras, os sucos em caixinha passam por um tratamento térmico, sendo aquecidos e, em seguida, resfriados, para eliminar os micro-organismos indesejados sem perder as propriedades nutricionais.
Depois disso, são envasados assepticamente, o que significa que não têm contato nenhum com o meio externo, com pessoas ou máquinas, até o momento em que a embalagem é aberta já no consumo. Dentro da caixinha, o conteúdo fica seguro por seis camadas intercaladas de papel cartão, alumínio e polietileno, que dão firmeza à embalagem e protegem o conteúdo da luz e do ar. Todo esse processo torna possível a produção de um suco sem necessidade de adição de conservantes ou açúcar.
Lembrando que, desde 2014, a lei obriga os fabricantes a informar qual a porcentagem de fruta ou suco presente no produto. É este número, junto da informação sobre a forma de processamento e ingredientes contidos, que determina as diferenças de classificação de cada bebida – entre suco, suco tropical, néctar e refresco. Ou seja, vale sempre prestar atenção no rótulo!
Mais preocupados
Se a sua preocupação é com a saúde, você não está sozinho! Segundo a pesquisa Tetra Pak Index, os consumidores brasileiros estão cada vez mais valorizando a utilização de ingredientes naturais nos produtos que consomem – 54% dos entrevistados considera este um atributo de grande importância. Nesta toada, o suco de integral é uma das categorias que tem melhor avaliação para os brasileiros (72%).
O baixo teor de açúcar é também um dos elementos mais importantes para a decisão de compra, influenciando 31% dos consumidores brasileiros, que também demonstram uma grande preocupação com a reciclabilidade das embalagens. Cerca de 40% consideram que a possibilidade de reciclar o recipiente de seus alimentos e bebidas é um aspecto que influencia a sua decisão de compra.
A boa notícia é que as embalagens longa vida permitem, como já vimos, a produção de sucos sem conservantes ou aditivos e um impacto positivo para o meio ambiente, já que elas são feitas de materiais recicláveis!
#aquinãotemconservante
E a mais nova campanha da Tetra Pak para chamar atenção para este processo todo colocou como protagonistas as frutas. Elas contam, em vídeos de realidade aumentada, como acontece o envase do suco que garante que a bebida chegue a nós sem necessidade de conservantes ou aditivos.
Procure no supermercado as caixinhas de suco com a ilustração da fruta, aponte seu celular para o QR code e assista ao vídeo em realidade aumentada!
Abaixo, deixamos uma demonstração do que você pode encontrar por aí.
Várias personalidades também entraram nessa onda e estão compartilhando seus vídeos com a hashtag #aquinaotemconservante. Faça parte você também!
—
Fontes: