Mito ou fato: alimento em embalagem precisa de conservante?
Uma dúvida frequente entre consumidores é sobre o tipo de alimento que estamos comprando e consumindo e se ele faz bem para a saúde. E há uma noção comum de que todos os alimentos que encontramos em embalagens são opções nocivas à saúde. Popularmente e erroneamente, eles são taxados como alimentos cheios de conservantes e de aditivos. Mas será que isso é totalmente verdade?
Na realidade, não! As conhecidas caixinhas longa vida são um exemplo disso. Comumente encontrados nas gôndolas do supermercado, os alimentos e bebidas armazenados em embalagens cartonadas não precisam desses aditivos. Ao entendermos a tecnologia das embalagens da Tetra Pak, líder mundial da categoria, entendemos melhor como isso é possível.
O primeiro passo é o tratamento térmico do produto, que elimina microrganismos indesejáveis. Em seguida, esses alimentos passam por um processo de envase 100% asséptico, isso quer dizer que eles não têm nenhum contato manual ou com o próprio ambiente, e as embalagens são totalmente estéreis. É este processo que elimina a necessidade de adição de conservantes ao alimento, já que a tecnologia da caixinha impede que o produto entre em contato com a luz, ar ou umidade, preservando os nutrientes por mais tempo e mantendo o sabor, cor e textura do produto, sem a necessidade de acondicionamento em local refrigerado.
Proteção em seis camadas
As caixinhas têm 6 camadas diferentes de materiais que são responsáveis por proteger o alimento de fatores externos. Em seguida, vamos entender quais são estes materiais e qual a função de cada uma das camadas.
- Polietileno: proteção contra a umidade;
- Papel cartão: estabilidade e resistência;
- Polietileno: aderência do papel-cartão na folha de alumínio;
- Folha de alumínio: barreira contra oxigênio, luz e cheiro, para manter o valor nutricional e os aromas do alimento na embalagem em temperaturas ambientes;
- Polietileno: camada de aderência;
- Polietileno: camada de proteção para o alimento.
Moral da história
Existem diversas opções de alimentos saudáveis no mercado que estão em caixinha. É sempre importante entender que tipo de produto você está procurando, ler os rótulos e entender a tecnologia por trás de tudo! Vocês podem começar essa pesquisa lendo nosso artigo sobre como se faz a água de coco. Experimente alimentos e bebidas diferentes e não se esqueça: além de cuidar do corpo, ajude o planeta reciclando as suas embalagens