Alimentos em caixinha são uma solução para quem quer sabor, mas não tem tempo
A pressa é um ingrediente cada vez mais presente nas receitas da nossa rotina. E mesmo quando esperamos desacelerar, há dias em que precisamos seguir com os compromissos e só queremos chegar em casa e comer algo prático, saudável e saboroso.
Não é sempre viável cozinhar uma panela de pressão com feijão logo depois do trabalho, mas muitos de nós não abrimos mão deste grão na dieta. Deparar-se com uma porção dele já cozida e pré-temperada não precisa ser um privilégio.
Esta comida queridinha dos brasileiros e outros alimentos, como grão de bico, ervilha, soja, milho, seleta de legumes, podem também ser encontrados prontos no supermercado, em caixinhas! As pequenas porções que ajudam também a evitar o desperdício de alimentos só precisam ser abertas e temperadas com o seu toque especial.
Por que incluir na dieta?
Há muitos motivos para inserir as leguminosas na dieta e um deles é a imensa variedade de tipos, cada um com seus benefícios específicos. Em comum, estes alimentos apresentam altos níveis de proteínas vegetais e são fontes de carboidratos complexos, fibras, vitaminas e minerais, como potássio e ferro.
O feijão, por exemplo, é uma das principais fontes de ferro da dieta do brasileiro. Enquanto o grão de bico é bastante atrativo para os vegetarianos e veganos por conta da grande quantidade de proteínas. Já as lentilhas, ajudam no controle do colesterol conhecido como “ruim” (LDL) e no risco de desenvolver problemas cardiovasculares.
#ComoSeFaz
Interessante, mas para quem está acostumado àquela porção fresca, o que muda nos alimentos em caixinha? As embalagens cartonadas, nas quais os produtos são envasados com uma tecnologia asséptica, permite o alimento passar por todo o processo de produção sem necessidade de conservantes ou aditivos.
No caso de alimentos como o feijão, logo depois da colheita, os grãos são selecionados e levados. Em seguida, já na fábrica, são colocados dentro das embalagens apenas com água – ou com tempero, no caso das versões temperadas.
Depois de fechadas, as caixinhas são inseridas em um equipamento que é uma espécie de panela de pressão gigante. Este equipamento cozinha e esteriliza os grãos, garantindo um produto fresco e seguro para o consumo. Assim, o feijão pode chegar às prateleiras pronto para consumo, igual ao feito em casa¹.
A mesma coisa acontece com o milho, que entra cru nas caixinhas e passa por um processo térmico nas autoclaves. A ação deste equipamento cozinha o milho, elimina os micro-organismos e preserva os nutrientes dos grãos, apenas com a adição de água e sal.
Escolha sustentável
Além de preservar os alimentos por muito mais tempo, as embalagens cartonadas também têm um outro benefício importante: a sustentabilidade! As caixinhas são recicláveis e seus materiais podem ser transformados em novos produtos, como canetas, poltronas, bolsas, pisos e telhas.
Por conta do seu formato e peso, elas também são mais fáceis de transportar, ocupando menos espaço nos caminhões. Com a logística mais eficiente, que acomoda de 10% a 20% mais unidades por caminhão, há menos impacto ambiental e o planeta agradece!
__
Fontes:
¹ Tetra Pak – Embalagem Tetra Recart, para envase de alimentos tradicionalmente envasados em latas.