2017 vem aí e com ele muitas metas para o novo ano, afinal, quem não aproveita a troca de calendário para dar fôlego extra nas mudanças pessoais?
O que poucos sabem, entretanto, é que hábitos mais saudáveis podem ser instituídos desde as festas de fim de ano. Na ceia do réveillon, por exemplo, é possível escolher alimentos que – além de fazerem parte do ritual para trazer boa sorte – contribuem para uma refeição mais nutritiva.
Você sabia que a romã, um dos itens mais tradicionais da ceia do dia 31, é rica em compostos fenólicos como antocianinas e quercitina, e possui ainda atividade antioxidante? Outra fruta que faz parte desse momento de festa é a uva, ela é rica em polifenóis com atividade antioxidante e anti-inflamatória, que auxilia na prevenção e tratamento de doenças crônicas como diabetes, câncer e doenças do coração. Já a lentilha é importante fonte de proteína vegetal e fibras solúveis que ajudam na redução do colesterol, ajudando, também, no controle da saciedade.
Segundo a nutricionista Cynthia Antonaccio, da consultoria Equilibrium, as frutas podem ser consumidas, preferencialmente, in natura, como sobremesa, complementos de pratos ou até drinks refrescantes. “Já a lentilha é uma boa alternativa em preparações culinárias como salada, hambúrguer vegetal ou com arroz, prato típico do final de ano”, sugere.
E se sobrar comida? Isso geralmente acontece na maioria das famílias, nesses casos a pedida é reaproveitar em novas preparações. “O arroz pode ser reaproveitado em bolinhos ou arroz de forno, as lentilhas podem virar salada, hambúrguer ou bolinho vegetariano, já as frutas podem virar uma salada de fruta ou serem usadas em smoothie, drinks, sucos e vitaminas. As frutas secas têm uma validade maior e podem ser usadas em sobremesas ou como opção de lanche pré treino, por serem energéticas”, explica Cynthia.
Comer é muito bom, nós sabemos. Mas, como tudo na vida, é preciso moderação. “É necessário ter cuidado com as ‘exceções’ que costumamos abrir nos momentos comemorativos. Evitar a lógica 8 ou 80 é muito importante, pois algumas exceções podem até não atrapalhar a saúde e a silhueta, mas passar dias seguidos exagerando, sim”, reforça.
Outra dica da especialista é em relação às bebidas. “´É importante ficar de olho na hidratação, principalmente por causa dos dias quentes. Além da água, outras bebidas de baixo valor calórico como água de coco, água aromatizada, sucos bem diluídos também podem ajudar a variar os sabores que garantem a hidratação. Já o consumo de álcool deve ser moderado, uma taça ou duas taças de espumante ou vinho em dias de comemoração é suficiente”, complementa Cynthia.