A inspiração para este texto veio de longe. Lá da Suécia, mais precisamente, país em que mora Peter Brunkestam, Chef de Desenvolvimento para Tetra Recart, da Tetra Pak. Ele trabalha na área das famosas embalagens retangulares em que encontramos tantos extratos, purês e saborosos molhos de tomate. Peter compartilhou conosco um pouco de sua vivência e de seu trabalho, além de algumas receitas e dicas deliciosas de culinária.
Na Suécia, a relação com o tomate vai do amor ao ódio, confessa Peter. Por ser um país muito frio, nem sempre se encontra o fruto maduro e próprio para fazer um molho caprichado, mas ele mostra alternativas. “O ódio vem quando você quer um tomate fresco no dezembro nórdico e ele não está maduro, mas cheio de água, e tudo o que você mais queria era um (agora impossível) bom molho de tomate. ‘Por que você não vive na França ou na Itália?’, eu fico me perguntando, já que o tomate sueco nunca será tão bom quando um tomate plenamente maduro, aquecido pelo sol?
Nós aprendemos como fazer boa comida nos países nórdicos durante o ano todo a partir do que nós temos. E, frequentemente, o bom do verão é preservado em latas, jarros e, agora, em Tetra Recart. O tomate se transforma durante sua vida nas prateleiras, tornando-se muito útil e saboroso – e o melhor amigo de um chef.”
Para o chef, os tomates frescos ou em embalagens Tetra Recart são suculentos, repletos de umami e aroma – e, principalmente, capazes de tornar qualquer refeição mais saborosa.
“Ser um chef sem tomate seria como dançar sem ouvir música nenhuma: não seria tão divertido.”
Quer um exemplo? Peter tem vários! “O que eu realmente gosto no tomate é sua versatilidade, você pode usá-lo tanto em receitas salgadas como em doces”. Anote as suculentas receitas enviadas pelo chef:
Molho de tomate assado com sálvia e pimenta-do-reino
“Tudo que você precisa fazer é colocar alguns bons tomates em uma forma e assar durante 20 minutos a 200ºC até você perceber uma crostinha marrom. Então pegue uma frigideira, coloque óleo e refogue cebola e alho picados por 2 a 3 minutos. Depois acrescente sálvia fresca e frite até que a frigideira fique silenciosa.
Junte isso ao tomate e, para dar um gosto especial, pimenta-do-reino e uma pitada de sal. Deixe ferver por 1 hora e acrescente um pouco de mel ou açúcar se julgar necessário.
Sirva com carne ou peixe e massa papardelle.”
Geleia de tomate cereja
“Você pode fazer uma geleia com tomate cereja, açúcar e baunilha e servir quentinha com algum queijo francês.”
Bruschetta
“O sabor de uma bela bruschetta misturada com azeite de oliva, manjericão, cebola e sal num pedaço torradinho de pão com uma pitada de pimenta preta por cima: este é o sabor do verão.”
Dica para aproveitar o melhor do extrato de tomate
“Não vamos nos esquecer do mal compreendido extrato de tomate!
Quando for utilizá-lo, asse em uma panela ou no forno com um pouco de óleo para caramelizar e conseguir aquele sabor assado e doce – que, aliás, combina muitíssimo bem com carnes assadas. E, claro, você pode fazer porções grandes e guardar na geladeira o que não for usar na hora.”
Você também tem uma maneira especial de usar o tomate na cozinha? Compartilhe sua receita com a gente!